Exame de Mamografia em Itatiaia, RJ volta a ser realizado a partir de hoje

A partir da próxima segunda-feira (03), a Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria da Saúde, volta a realizar os exames de mamografia no município. A previsão é que diariamente sejam realizados 10 exames, totalizando 50 semanais e 200 mensais.

 

Os exames acontecem no setor de Mamografia, no Centro, e conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) devem ser realizados  anualmente por  mulheres a partir dos 40 anos.

Já mulheres com idade inferior a 40 anos devem realizá-lo caso apareça algum sintoma ou exista um histórico familiar de câncer na família. O mesmo acontece no caso de homens.

O mamógrafo foi colocado em funcionamento em setembro do ano passado e de acordo com a coordenadora do PAISMCA – Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Graziele Diniz, até o mês de dezembro foram realizados 344 exames.

– A mamografia é uma medida eficaz e simples que contribui muito para o diagnóstico precoce. É importante ressaltar ainda que nesses meses conseguimos suprir uma demanda importante no município – explica.

Os exames são realizados a partir da solicitação do médico ou enfermeiro.  O Setor de Mamografia funciona na Clínica da Mulher (Ginecologia), na Avenida dos Expedicionários, nº175, Centro, ao lado da Câmara Municipal.

A importância do autoexame

Além dos exames periódicos de mamografia é importante que as mulheres realizem o autoexame através da palpação das mamas. Também é fundamental que observem atentamente nas mamas a existência de caroços ou quaisquer alterações de aparência. Ao sinal de qualquer anormalidade deve-se procurar imediatamente um médico na unidade de saúde.

 

Fonte/Fotos: Jornalismo – PMI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.