São Lourenço, MG comemora seus 90 anos com desfile memorável

O desfile cívico do dia 01 de Abril em São Lourenço trouxe grandes novidades em comemoração aos 90 anos de emancipação político administrativa. O evento teve início ás 9h, após o hasteamento das bandeiras no Paço Municipal. Nesta ocasião, as autoridades presente fizeram seus discursos e deram início ás comemorações.

O destaque para este ano, foram os desfiles do Exército e Aeronáutica, em uma grande apresentação militar. O desfile da Aeronáutica contou com a ilustre presença do Brigadeiro Jayme Ferreira, da Escola de Especialistas da Aeronáutica de Guaratinguetá.  Além disso, foi disponibilizado um avião da aeronáutica que fez alguns sobrevôos na cidade durante o desfile.

As escolas e entidades abrilhantaram o desfile, que teve como tema principal “90 anos em 90 Histórias”, homenageando a memória da cidade e personalidades que fazem parte da história de São Lourenço.

Os diretores, professores e alunos demonstraram toda a criatividade em empenho ao promover um desfile alegre e emocionante. Participaram também os alunos do Projeto Crer-Ser e o CRAS, com grandes apresentações.

O Exército trouxe para a Av. Dom Pedro II os veículos militares, com destaque para o Half-Track, que foi usado na 2º Guerra Mundial para transporte dos combatentes.

Nele, quem desfilou em destaque foi o ex- combatente da guerra, Tenente Coronel Leonel Junqueira, aos 102 anos de vida. Os veículos ainda ficaram expostos no Calçadão II para a população.

A Secretaria de Turismo e Cultura vai promover, ao longo do ano, vários eventos comemorativos baseados no resgate histórico da cidade, homenageando aqueles que fazem parte da cultura local e destacando para os jovens as suas raízes.

Após o desfile, um grande marco na história da emancipação foi revivido pelas autoridades presentes.

A foto que ilustra a assinatura do documento de emancipação foi refeita no mesmo local onde foi assinada em 1927, no Hotel Brasil, e o documento de emancipação foi simulado e assinado por todos.

Este documento será colocado em uma cápsula do tempo para ser reaberto no centenário da cidade, daqui a 10 anos. A cápsula será feita na Escola Mello Viana no dia 20 de agosto, quando a instituição também completar 90 anos de sua inauguração.

Fotos/Texto: Ascom – Prefeitura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.