Operação Barreira de Ferro apreende 30 toneladas de mercadorias irregulares em Itatiaia, RJ

A Operação Barreira de Ferro que terminou ao meio dia desta quarta-feira (10),  apreendeu 30 toneladas de mercadorias irregulares. Foi uma ação conjunta entre as secretarias de Governo e de Fazenda, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, e Agência Nacional de Transportes Terrestres. Foram empregados mais de 60 agentes.

A investida  teve duração de  24 horas e teve objetivo de fiscalizar e reprimir o transporte de mercadorias  contrabandeadas, piratas ou sem documentação fiscal.

A outra finalidade foi o combate ao tráfico de armas e drogas. Dois scanners móveis da Receita Federal foram utilizados na operação.  As mercadorias apreendidas foram levadas para o Posto de Nhangapi,  às margens da via Dutra, em Itatiaia, e  posteriormente seriam levadas para a sede da Receita Federal,  no Rio.

Os  agentes da Barreira Fiscal informaram que foram apreendidas 20 toneladas de mercadoria sem documentação fiscal e 10 toneladas de mercadoria falsificada. Segundo eles,  80% do material confiscado são roupas e o restante é composto por brinquedos, bolsas e eletrônicos.

Além disso, foram fiscalizados carros de passeio, caminhões de carga, ônibus de turismo , principalmente aqueles  que fazem excursão para o bairro Brás, em São Paulo. Quatorze veículos foram autuados por estarem com a situação irregular.

 

Foto: PRF