LITORAL

Última etapa do Festival “Braçadas para o Futuro” em Ilhabela tem inscrições esgotadas e homenagem para Maria Helena Padilla

A terceira etapa do Festival “Braçadas para o Futuro” está com inscrições esgotadas e todas as vagas preenchidas. No próximo dia 18 de novembro, 210 atletas mirins prometem agitar a água da piscina do Polo de Educação Integrada da Barra Velha (PEII) a partir das 8h. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e o Studio de Natação Irmãs Padilla e movimentou 700 crianças nas três etapas da competição.

A intenção do festival é incentivar e popularizar a prática da modalidade entre crianças da faixa etária atendida, ou seja, 2 a 12 anos, alunos das escolas de natação mantidas pelo município e também particulares. Vale ressaltar que a terceira etapa tem a previsão de uma prova surpresa, além das já tradicionais.

Homenagem

Maria Helena Padilla, multicampeã de natação master, será homenageada nesta etapa do torneio. Falecida no último dia 23 de outubro, perto de completar 80 anos, Helena manteve relação estreita com Ilhabela e disputou campeonatos representando a cidade. Desde tenra idade, a atleta demonstrou um compromisso inabalável com a natação, passando horas incansáveis treinando e aprimorando suas habilidades na água, tanto que se destacou também nas práticas de surf e bodyboard.

O talento natural, aliado à personalidade forte e gargalhada única, fez de Helena uma referência dentro e fora das piscinas. A nadadora conquistou títulos estaduais e nacionais e quebrou recordes em todas as modalidades da natação master. Foi figura presente até mesmo em campeonatos mundiais e ajudou na conquista de muitas medalhas nas provas de revezamento por equipe.

Sua trajetória inspirou muitos atletas, principalmente a irmã, companheira de vida e de piscina, Maria Elisabeth Padilla, que por sua vez, inspirou e transformou a história de diversas pessoas em Ilhabela por meio do esporte nas aulas de natação e de educação física em escolas estaduais e particulares da cidade.

Por Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ilhabela