Destaque PequenoVale do Paraíba

Alunos de São José do Campos se formam em capacitação contra as drogas

Cidade é a primeira do estado a receber o programa da Polícia Federal – Foto: PMSJC

Na próxima sexta-feira (24), acontecerá a formatura do programa #TamoJunto 2.0, realizada pela Polícia Federal, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e a Diretoria Regional de Ensino.

Na parte da manhã, a solenidade será com os alunos da Escola Estadual Ana Herondina Soares Schychof, da região leste. À tarde, será a vez dos estudantes da Escola Estadual Hamilton Bontorim de Souza (norte).

Baseado no Unplugged, programa europeu de prevenção escolar sobre o uso de drogas, o #TamoJunto 2.0 foi adaptado ao contexto brasileiro. São José dos Campos é a primeira cidade de São Paulo a receber o programa, com aplicação realizada pela Polícia Federal.

De acordo com os estudos feitos pela revista científica Addiction, os adolescentes que receberam as aulas do programa têm 22% menos chances de iniciar o uso de álcool do que os que não participaram. Com chances de diminuir até 30%, conforme a adesão do estudante em mais aulas do programa.

Prevenção

Empenhada na prevenção às drogas, a Prefeitura tem uma rede ampliada para oferecer suporte às famílias e aos adictos, com grupos de apoio, auxílio psicoemocional, acolhimento em república, atendimento híbrido e internação, como o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e comunidades terapêuticas, que oferecem acolhida e tratamento aos dependentes químicos.

Também são realizadas atividades voltadas para a construção de uma cidade protegida do uso prejudicial de álcool, tabaco e outras drogas. As equipes municipais atuam na prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social dos dependentes químicos e usuários de substâncias psicoativas.

Por Lucas Lemes | Assessoria de Imprensa PMSJC