Câmara de Cruzeiro, SP sedia 1ª Assembleia Municipal sobre os Direitos da Pessoa com Autismo

Na tarde da última quinta-feira (21/09), aconteceu, no plenário da Casa de Leis, a 1ª Assembleia Municipal sobre os Direitos da Pessoa com Autismo, que teve como tema “Os Direitos da Pessoa com Autismo sob a Luz da LBI e da Lei 12.764”.

O evento contou com a presença da renomada Defensora Pública do Estado de São Paulo e Coordenadora do Núcleo dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Drª Renata Flores Tibyriçá que se deslocou até o município exclusivamente para abordar o assunto que é de suma importância para toda a sociedade.

Estiveram presentes também o vereador João Bosco (Bosquinho), anfitrião do evento, a vereadora Maria Divina, o vereador Sandro Felipe, a secretária de Desenvolvimento Social, Hevelyn Sígolo, o secretário de Educação, Carlos José Araujo do Valle, o diretor de Turismo, Diego Henrique Rodrigues Miranda e representando o Prefeito Thales Gabriel, o secretário de Relações Institucionais (Esporte, Lazer e Cultura), José Rogério Martins.

A Assembleia foi idealizada e realizada pelo “Grupo CONHECER, das diferenças às igualdades”, formado com os objetivos de estudar e compartilhar informações que colaborem com as pessoas atípicas, seus familiares e profissionais que as atendem.

O grupo foi criado pelas profissionais Patrícia Cossermelli Rezende que é Fonoaudióloga e especialista em fonoaudiologia hospitalar, Lúcia Helena de Marins Borges, Psicóloga Psicopedagoga, Neuropsicologa e Neuroeducadora, e pela Professora, Psicopedagoga especializada em Deficiência Intelectual, Elisabete Pereira da Cunha Souza.

As profissionais em seu discurso fizeram questão de enfatizar a importância da atenção recebida pelo vereador João Bosco (Bosquinho) que rapidamente abraçou a causa e deixou a disposição do grupo o Plenário da Câmara e todo o suporte para que o encontro acontecesse, “obrigada Bosquinho, você não sabe o quanto é importante para nós seu apoio e seu interesse em se reiterar sobre o assunto, hoje sem dúvidas estamos dando mais um passo muito importante para transmitir informações sobre um tema ainda pouco discutido”, disse Elisabete.

O evento contou com dezenas de participantes, entre eles, coordenadores, professores, estudantes e funcionários de diversas escolas estaduais, municipais e particulares de Cruzeiro e região.

Ao fim da exposição de idéias e direitos da pessoa com autismo, a Defensora Pública, Drª Renata Flores Tibyriça abriu um fórum de perguntas e sugestões onde pôde conhecer mais de perto um pouco da realidade de muitas famílias do município, dando assim o auxílio necessário para a melhor qualidade de vida da pessoa com necessidade especial.

Diversos munícipes aproveitaram para dialogar e agradecer, “essa assembleia é de extrema importância para todos, não somente para educadores, profissionais da área da saúde e pessoas que convivem com o autismo em sua família, devemos nos informar, tomar conhecimento e interagir sobre o assunto que a cada dia tem uma nova descoberta”, disse Cida Alves, munícipe.

Em suas palavras a Secretária de Desenvolvimento Social, Hevelyn Sígolo, abordou a importância da comunicação e da união entre as pessoas para a inclusão, falou sobre os projetos desenvolvidos pela prefeitura em prol das pessoas com necessidades especiais e disse que a prefeitura está de portas abertas, “a prefeitura vem desenvolvendo diversos projetos de inclusão, uma das nossas maiores buscas.

Precisamos nos unir, trocar informações, conhecer de perto a realidade de cada um, para assim construirmos uma Cruzeiro melhor, uma cidade de igualdade para todos” disse a secretária. Quem também expôs suas ideias sobre o assunto foi o Diretor de Turismo, ”Estou muito feliz em participar de um evento que contempla a conscientização de todo um processo de inclusão social. Esta reunião de hoje é um instrumento que exalta a importância em se educar para ávida” disse Diego Henrique Rodrigues Miranda.

Ao fim do evento o vereador João Bosco agradeceu a presença de todos os envolvidos para a realização da Assembleia, enalteceu o trabalho e disposição das profissionais do Grupo Conhecer, “vocês fazem a diferença para o município, agradeço a cada uma de vocês por tamanho empenho e dedicação, obrigado pela oportunidade em fazer parte de um projeto de extrema relevância para a sociedade”, disse o vereador que em seguida homenageou os profissionais presentes com uma carta de agradecimento.

Em suas redes sociais a Defensora Pública do Estado de São Paulo, Drª Renata Flores Tibyriçá se manifestou sobre sua participação na Assembléia, compartilhando com seus seguidores a carta recebida, “A gente sempre se pergunta se aquilo que fazemos faz sentido, se realmente vale a pena e se podemos fazer melhor. E aí de repente você recebe um ofício assim. Não tem como mesmo depois de um bate e volta até quase a divisa do Rio de Janeiro, não ficar feliz e principalmente se encher de energia para continuar lutando junto”.

 

Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa – CMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.