LITORAL

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência completa 13 anos no Litoral Norte

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Regional Litoral Norte, completa 13 anos de atividade nesta quarta-feira (22). Neste período, foram realizados mais de 230 mil atendimentos por meio da Central de Regulação de Urgência (CRU). Somente neste ano, já foram atendidas mais de 31 mil ocorrências.

Fundada em 2010, a Central de Regulação, localizada em São Sebastião, é responsável por receber todos os chamados da região e despachar as ocorrências nos quatro municípios do Litoral Norte (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela).

Em São Sebastião, há 112 profissionais em atuação, entre coordenadores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, técnicos de regulação médica, rádio operador e administrativo.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldinho Moreira, diz que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência enfrenta, diariamente, o desafio de ser uma referência para toda a população, proporcionando atendimento cada vez mais eficiente e humanizado.

“É uma jornada de sucesso e dedicação, pois graças ao esforço de uma equipe multidisciplinar que trabalha incansavelmente, milhares de vidas foram e continuam a ser salvas”, comemora.

A diretora de Urgência e Emergência, Mara Abreu, diz que a trajetória do SAMU pode ser contada em números, pois foram muitas ocorrências, vidas tocadas e acolhidas.

“Desde a primeira ligação, seja com o atendimento no local da ocorrência ou até o encaminhamento ao hospital, nos comprometemos a salvar vidas e buscamos exercer essa função com excelência”, diz.

Educação

Além dos atendimentos prestados através do telefone 192, o SAMU São Sebastião também promove atividades educativas voltadas à população, profissionais e estudantes da área da Saúde.

Mara explica que são desenvolvidos treinamentos de primeiros socorros com aulas teóricas e práticas, ensinando a população sobre o que fazer quando se deparar com situações de urgência e emergência.

“Os participantes aprendem a identificar, avaliar, pedir ajuda e acionar o SAMU da forma adequada e o que deve ou não ser feito até a chegada da equipe para o atendimento”, diz.