Sul Fluminense

Prefeitura de Itatiaia começa a instalar lixeiras sustentáveis no município

A Prefeitura de Itatiaia, através da Superintendência de Eventos, iniciou na sexta-feira (17/11) a instalação de lixeiras sustentáveis no município. Neste primeiro momento, 26 unidades serão afixadas em pontos da Avenida das Mangueiras, Rua das Velas, Praça Finlândia e Avenida Brasi, em Penedo. De acordo com o responsável pelo setor, Tarcísio Aragão, futuramente as lixeiras serão instaladas também em outros pontos da localidade, como as Três Cachoeiras e o Portal de acesso ao bairro, e em outras áreas de Itatiaia. 

O Superintendente de Eventos informa que as lixeiras são feitas em madeira vinda de árvores plantadas já com a função de serem extraídas e posteriormente utilizadas. Segundo ele, os materiais usados nos equipamentos estão em sintonia com a tendência mundial. Tarcísio lembra que nos últimos anos o planeta passou por transformações desencadeadas pela ação humana. E, antes que os resultados dessas atitudes sejam catastróficos, é preciso mudar a forma como as pessoas interagem com meio ambiente. 

“É imperativo que a sustentabilidade faça parte do nosso cotidiano por meio de ações simples. É necessário pensar de forma sustentável e assumir o compromisso com gerações futuras, a fim de proporcionar um planeta limpo e equilibrado. O emprego de ideias ecológicas que visam a preservação do meio ambiente vai possibilitar às próximas gerações a oportunidade de viver em um planeta habitável. Essas ideias, apesar de simples, transformam o mundo onde vivemos”, afirma.

Tarcísio destaca que a instalação de lixeiras sustentáveis tem tudo a ver com Penedo. Ele entende que investir em ações que buscam a preservação da exuberante natureza do local é trabalhar, concretamente, para manter a forte vocação turística e gastronômica da região. 

“É nosso objetivo manter e ampliar, se possível, o acervo natural de Penedo. E ele que faz com que a localidade receba todos os anos milhares de turistas, que buscam o local para usufruir da natureza exuberante, movimentando a economia e gerando inúmeros postos de trabalho”, conclui.