Prefeitura de Itatiaia, RJ promove ações pelo ‘Dia Mundial de Combate a Diabetes’

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes (14 de Novembro), a partir dessa quinta-feira (09), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Diabetes e Hipertensão, promoverá uma série de ações de orientação no município. O objetivo é esclarecer e conscientizar tantos os pacientes, quanto a população em geral sobre os cuidados necessários que todos devem ter com a doença.

A programação geral, que segue durante todo o mês, reúne palestras, grupos de discussões, aferição de glicemia, aferição de pressão arterial, informações sobre serviços e campanhas, rodas de conversas e dinâmicas de grupo. A abertura das atividades será nesta quinta-feira (09), a partir das 9h, com uma roda de conversa que acontece na Unidade de Estratégia de Saúde da Família da Vila Magnólia – ESF.

Na sexta-feira (10), a partir das 8h, profissionais da Secretaria de Saúde estarão nas proximidades da Feira de Hortifruti, no Centro, onde estarão realizando serviços como teste de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre prevenção e controle do Diabetes. Na oportunidade também serão repassadas informações sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, iniciando assim as ações campanha “Novembro Azul”, no município.

– Durante as atividades educativas a população terá a oportunidade de se informar sobre a doença e assim cuidar melhor da sua saúde.Eles saberão mais sobre a importância  de fazer o controle da glicemia, de ter um acompanhamento médico e , orientações alimentares. Além disso, poderão se tornar um agente multiplicador, levando essas informações para seus familiares, amigos, vizinhos, pois uma pessoa com o diabetes bem controlado pode viver bem, disse a coordenadora do Programa de Diabetes e Hipertenção – Gina Amorin.

Seguindo o calendário de ações, no dia 13 (segunda-feira), a partir das 9 horas, no Centro de Convivência do Idoso (CCI),na Vila Paraíso será realizada uma palestra tendo como enfoques a “Prevenção e os Cuidados com o Diabetes” e a “Alimentação Saudável”. A palestra será voltada para os idosos do CCI e para pacientes que frequentam o programa de diabetes no município.

Durante todo o mês também serão realizados trabalhos de orientação aos pacientes nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Flórida (16/11 –  13h30), Campo Alegre I (17/11 – 09h), Unidade Básica de Saúde do Marechal Jardim (24/11 – 09h),ESF Campo Alegre II (27/11 – 09h),ESF Esperança (30/11 – 13h30).

– As ações da campanha pelo Dia Mundial do Diabetes são importantes para reforçar que a prevenção depende de atitudes que envolvam hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de atividade física, manutenção do peso adequado, a não ingestão de bebidas alcoólicas e a não prática do tabagismo – disse a coordenadora.

O programa

Atualmente o Programa de Diabetes e Hipertensão conta com cerca de 200 pacientes inscritos. O ingresso é realizado por meio de encaminhamento médico, através da unidade de referência do paciente ou por meio do cadastro direto no programa, as segundas e sextas feiras, de 8h ao meio-dia, quando é feita o agendamento de consultas e cadastramento nos grupos.

O acompanhamento dos pacientes cadastrados no programa é realizado mensalmente na Policlínica Municipal, pela equipe responsável. Durante as consultas individuais são avaliadas as condições gerais dos pacientes, como a pressão arterial, glicemia entre outros.  Na oportunidade também são repassadas orientações necessárias como, por exemplo, a dieta a seguir.

No programa os pacientes também contam com encontros coletivos uma vez por mês. Nos grupos os participantes tem a oportunidade tirar suas dúvidas, compartilhar informações e experiências e receber orientações profissionais.

 

Por Matilde Basilio – PMI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.