I Festival Quilombola Gastronômico e Cultural foi sucesso em Itatiaia, RJ

Dois dias de muita cultura e tradição, assim foi o I Festival Quilombola,Gastronômico e Cultural de Itatiaia. O evento organizado para celebrar o mês da Consciência Negra (20 de Novembro) e a identidade dos quilombos aconteceu na Casa da Cultura, no Centro durante o fim de semana (sábado, dia 18  e domingo, dia 19).

Um misto de belas apresentações de dança e música, como capoeira e maculelê juntamente com a culinária composta por pratos típicos dos quilombos do Estado do Rio de Janeiro, associado a moda africana,  com o  workshop de turbante  e desfiles dos trajes inspirados na cultura africana deram um toque  todo especial ao evento, que contou ainda com  show de prêmios e concurso Miss Beleza Negra.

De acordo com o Assessor de Cultura, Rafael Fioratto,o  objetivo do Festival foi resgatar e valorizar a produção artística, a culinária e os bens culturais desenvolvidos a partir dos quilombos, valorizando a forte influência e contribuição para a cultura brasileira.

– De uma forma geral  foi muito positivo o Festival  porque tivemos a participação de diversas comunidades de Itatiaia e notamos que as pessoas gostaram muito do que viram, inclusive do artesanato local. Destacamos  também o Concurso Miss Beleza Negra, onde tivemos muitas participantes e  um grande público. E tudo isso foi uma maneira especial de lembrar o Dia da Consciência Negra e a importância da Cultura Africana no Brasil –  disse  Rafael Fioratto.

Para a dona de casa Aparecida Guedes, além de ser uma forma de diversão o evento contribuiu para que tivesse mais conhecimento sobre a cultura africana.

– Gostei muito das apresentações, pois todas estavam muito bonitas. Foi muito legal ver as pessoas jogando capoeira e conhecer mais sobre o maculelê. Também adorei toda a programação que estava bastante diversificada, disse a moradora.

O I Festival Quilombola Gastronômico e Cultural de Itatiaia  foi encerrado com o Concurso Miss Beleza Negra de Itatiaia. Voltado apenas para as moradoras de Itatiaia, a competição realizada na Casa da Cultura, contou  com 03 categorias: infantil (de 04 a 11 anos), teen (de 12 a 17 anos) e adulto (a partir 18 anos).

Na presença de um público bastante animado que lotou a Casa da Cultura, as dezesseis concorrentes  realizaram o desfile  que incluiu trajes típicos.Após muita expectativa das torcidas foi apresentado ao público o resultado  do concurso que  ficou da seguinte forma:

Categoria Infantil (de 04 a 11 anos)

1º lugar – Ana Luiza Borges da Silva, 9 anos, moradora do bairro Campo Alegre

2º lugar – Ana Luiza Vasconcellos de Paula, 5 anos, moradora do bairro Jardim Itatiaia

3º lugar –  Maria Alice Silva de Amorim, 4 anos, moradora do bairro Vila Paraíso

Categoria teen (de 12 a 17 anos)

1º lugar – Sofia do Carmo V. B. Fernandes, 15 anos, moradora do bairro Vila Magnólia

2º lugar –  Ana Gabriela Manoel da Silva, 16 anos, moradora do bairro Vila Maia

3º lugar –  Luana Nunes S. Ferreira, moradora do bairro Campo Alegre

Categoria Adulto (a partir 18 anos)

1º lugar – Morgana Caroline C. Alves, 18 anos, moradora do bairro Centro

2º lugar – Laís de Souza Canudo, 27 anos, moradora do bairro Vila Maia

3º lugar – Maisa Oliveira da Silva, 19 anos, moradora do bairro Jardim Paineiras

 

Por Matilde Basilio – PMI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.