DestaqueSul Fluminense

Itatiaia realiza 2ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, neste sábado (25)

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, realizam neste sábado, dia 25, a 2ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, que terá como tema: “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. O evento será realizado na Casa da Cultura, no Centro, a partir das 8h.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Marise de Carvalho, o objetivo é “debater e articular propostas, estratégias e diretrizes para as políticas públicas relativas aos direitos das pessoas com deficiência. A ideia é reunir representantes do governo e da sociedade civil para mapear os principais desafios e decidir as prioridades para tais políticas” – explica Marise.

Neste sábado, serão discutidas e formuladas propostas sobre as necessidades locais da população com deficiência e eleitos delegados e suplentes, que participarão da etapa estadual, respeitando sempre a paridade entre as partes sociedade civil e governo municipal.

A conferência se baseará em cinco eixos temáticos: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; Cidadania e Acessibilidade e Os desafios para a comunicação universal.

Dia 25/11 (Sábado)

08h – Conferência da Pessoa com Deficiência

Local: Casa da Cultura- Centro