Simulado de evacuação é realizado pela Defesa Civil de Itatiaia, RJ em escola da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Defesa Civil que é vinculada a Secretaria de Ordem Pública, realizou na manhã desta quarta-feira (29) um simulado de evacuação na Escola Municipal Wagner Guimarães.

A ação faz parte do Dia Estadual de Redução do Risco de Desastres definido pelo Estado do Rio de Janeiro para 29 de novembro com o objetivo de aumentar o senso de percepção de risco da sociedade e conscientizar a população sobre a necessidade da criação de uma cultura de prevenção de desastres.

O simulado mobilizou 150 pessoas da comunidade escolar e os agentes orientaram os alunos quanto ao toque da sirene, ponto de encontro, rota de escape e a ordem ao sair do local. Em quatro minutos todas as pessoas envolvidas já estavam fora da escola.

– Essa ação foi dentro das atividades propostas pelo Estado e nossa intenção é realizá-la também em outras unidades escolares. Para uma primeira vez o tempo deles foi muito bom e todos entenderam que precisavam sair em ordem, com passos rápidos, mas sem correria. Explicamos a importância de verificarem se todos os coleguinhas estavam no local, de sair em fila, de mãos dadas e organizados para o pátio que é o ponto de encontro – comentou Valdair do Nascimento, Diretor da Defesa Civil de Itatiaia.

Para Elaine Maia, Diretora Geral, a parceria com a Defesa Civil é excelente porque a escola está próximo a uma área de risco.

– Essa orientação é de suma importância para nossos alunos, pois estamos numa área de risco e muitos não aprendem em casa como agir em casos de incêndios e enchentes, por exemplo. A ideia é que eles virem multiplicadores e difundam com seus vizinhos e parentes os cuidados necessários e as atitudes seguras em caso de emergência – explicou a Diretora.

Em casos de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 199 (gratuito) ou pelo 3352-1134. Nos fins de semana e feriado o contato deve ser feito pelo 153 que é gratuito e funciona durante 24 horas.

Por Luana Vieira – PMI

 

Um comentário em “Simulado de evacuação é realizado pela Defesa Civil de Itatiaia, RJ em escola da rede municipal de ensino

  • 12 de junho de 2019 em 03:22
    Permalink

    Hello my friend! I want to say that this post is awesome, nice written and come with approximately all significant infos. I would like to peer extra posts like this .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.