Alunos ocupam escola estadual em Barra Mansa,RJ

Cidades – Estudantes ocuparam nesta segunda-feira o Colégio Escola Estadual Barão de Aiuruoca, no Centro de Barra Mansa. A ocupação aconteceu no intervalo do turno da manhã. As aulas, segundo eles, foram suspensas. Esta é a segunda escola ocupada em menos de 24 horas na região. No domingo, foi a vez da Escola Estadual Manoel Marinho, na Vila Santa Cecília.

Segundo a Secretaria estadual de Educação, em todo o estado sete unidades foram ocupadas nesta segunda-feira. Ao todo, são 54 colégios tomados pelo movimento estudantil, quatro deles em Volta Redonda.

A secretaria estuda a possibilidade de repor aulas ou criar um calendário diferenciado para as escolas ocupadas, antecipando o recesso que seria realizado em agosto, mês das Olimpíadas.

Os alunos já ocuparam escolas situadas em 20 cidades fluminenses. Na última quarta-feira, foi realizada o que eles chamaram de “primeira reunião de um comando unificado” das ocupações, criado com objetivo de alinhar as pautas de reivindicações. Eles querem o fim dos cortes de verbas para a educação, mudanças no currículo mínimo, o fim do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) e a eleição direta para direção das unidades.

Em nota, o secretário Antonio Vieira Neto sustenta que já recebeu em negociação os alunos de colégios ocupados e também o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) do Rio de Janeiro, que representa os professores em greve desde o início do mês passado.

“A secretaria, no entanto, não vê nos líderes do movimento intenção em desocupar as unidades, pois há envolvidos que sequer fazem parte da comunidade escolar. Diante da intransigência, apela aos pais para que conversem com seus filhos, uma vez que são os estudantes sem aulas os mais prejudicados”, diz o comunicado.

 

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.