DestaqueSul de Minas

Atividade com roda de alimentos forma crianças em São Vicente de Minas sobre proporção ideal de grupo alimentares

Em mais um encontro do Grupo Infantil de Alimentação Saudável, a atividade das crianças foi colorir o desenho da Roda de Alimentos, que informa a proporção ideal de cada grupo alimentar para a nutrição adequada.

Em seguida, a ilustração foi levada para a casa de cada um dos participantes, como forma de orientação para todo o grupo familiar da criança.

Basicamente, os alimentos são divididos em cinco grupos. O primeiro é o dos cereais, pães, raízes e tubérculos, o segundo, o das hortaliças, o terceiro inclui frutas e sucos de frutas, o quarto, leites, queijos e iogurtes, enquanto o quinto é constituído pelas carnes, ovos, óleos e gorduras.

O Grupo Infantil de Alimentação Saudável faz parte da Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA), que monitora a situação nutricional das crianças até 10 anos de idade e realiza ações práticas, como palestras, dinâmicas, brincadeiras e o retorno do Circuito Kids (atividades diversas que envolvem coordenação motora, equilíbrio, concentração e postura).

A prevenção evita complicações de saúde no futuro e contribui para reduzir a necessidade de atendimentos nas unidades de saúde, o que é bom para todos.

Por Ascom PMSVC