Prefeitura de Itatiaia, RJ atende gratuitamente 40 alunos com Transporte Universitário para Cruzeiro, SP

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Administração, iniciou no último mês o transporte dos universitários que fazem faculdade no município de Cruzeiro, interior de São Paulo.

Ao todo, 40 estudantes estão sendo atendidos pelo benefício que é gratuito e custeado pela administração municipal. O veículo realiza um trajeto interestadual e teve todos os trâmites burocráticos aprovados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

– O transporte para Cruzeiro foi uma prioridade da administração municipal e tivemos uma equipe grande dedicada para conseguir a liberação junto aos órgãos competentes. Como esse é um transporte interestadual então tivemos que cumprir vários requisitos para conseguir que o ônibus circulasse com segurança e dentro da legalidade no município paulista – comentou Carlos Chagas, Diretor de Transporte.

Para o aluno Thales Lima, morador da Vila Esperança, ter o transporte gratuito o motivou ainda mais a fazer a matrícula no curso superior.

– Eu já tinha a intenção de me matricular em Cruzeiro e depois que eu soube que a Prefeitura ia dar o transporte para irmos me motivou ainda mais a fazer a matrícula. A questão da economia pesou também, pois sem o ônibus gratuito eu teria um gasto muito grande com van, cerca de 400 reais por mês, então essa é uma grande conquista não só para mim, mas para todos que estudam em outras cidades – destacou o aluno que ingressou no curso de Direito.

A economia foi um dos principais fatores comemorado pelos alunos que gastavam, em média, R$400 com o deslocamento para a faculdade.

– Estou no último ano de Educação Física e há 3 anos gastando com transporte, então só tenho a agradecer por essa conquista para os alunos. Isso nos incentiva a estudar e será uma economia que irá ajudar muito todos que estudam lá em Cruzeiro porque além do transporte temos outros gastos como mensalidade e livros – enfatizou Wesley Ferreira Germano, morador da Vila Odete.

– Nós nos comprometemos com os universitários que estudam em Cruzeiro e durante todo ano de 2017 trabalhamos para implantar esse serviço, mas infelizmente devido às condições burocráticas não foi possível iniciar o serviço no último ano por isso fiz questão de fazer a entrega da carteirinha para os alunos para demonstrar que não foi por falta de vontade que não fizemos antes, mas por questões burocráticas. Essa é uma oportunidade que o município está dando para nossos jovens e um incentivo para que eles possam fazer a faculdade, pois sabemos as dificuldades que todos tem para pagar a faculdade – destacou o prefeito Eduardo Guedes.

 

Por Luana Vieira – PMI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.