Marido improvisa transporte de idosa em carrinho de mão para ir à Santa Casa em Silveiras, SP – A Gazeta

Marido improvisa transporte de idosa em carrinho de mão para ir à Santa Casa em Silveiras, SP

Após esperar por mais de uma semana para ter acesso a um exame de raio-x e o diagnóstico de uma fratura, uma idosa de 70 anos foi transportada pelo marido em um carrinho de mão para conseguir atendimento médico. Como a idosa estava com dificuldade de locomoção após cair, a família dela contou que pediu uma ambulância para o transporte, mas que a Secretaria da Saúde de Silveiras, onde ela vive, informou que não poderia buscar a paciente. Um vídeo do transporte improvisado da mulher foi gravado pela filha.

Benedita de Andrade Siqueira mora com o marido, de 69 anos, na zona rural. Ela caiu no último dia 4 de março e, após a queda, foi encaminhada para a Santa Casa de Silveiras. A queixa ao médico foi que ela não conseguia apoiar os pés no chão por causa da dor.

A filha conta que ao chegar ao hospital, o médico receitou anti-inflamatórios e remédios para dor, com a indicação de ingestão por cinco dias. Caso a dor piorasse, ela deveria voltar à unidade. Ela não foi submetida a exame de raio-x.

Cinco dias depois, a idosa não conseguia caminhar e os filhos levaram a mãe novamente à unidade. Desta vez eles foram informados que, como agora o caso já não era mais uma emergência, teriam que entrar na fila de exames. Silveiras não tem equipamento de raio-x e o exame teria que ser feito em uma cidade próxima, Cruzeiro.

No dia da fratura, por ser uma situação considerada de emergência, a mulher não precisaria entrar na fila pelo exame. “O médico que a atendeu disse que no dia da queda era uma emergência e que, por isso, o primeiro médico deveria ter solicitado uma ambulância para outra cidade para que ela fizesse o exame. Como isso não aconteceu, cinco dias depois o caso não era mais emergência, então ela teria que aguardar. Mas aguardar quanto mais? Ela reclamava de uma dor insuportável”, contou a filha Zilda Andrade.

Ela explicou ainda que para evitar a fila, que poderia demorar, o médico sugeriu que eles procurassem uma clínica particular. Ele solicitou que a Santa Casa desse o apoio no transporte. Porém, como o caso não era tratado como emergência, a van que levaria os pacientes da cidade para exames em outros municípios não poderia buscar a idosa em casa. Ela, cuja a família não tem carro, teria que ir até o ponto de encontro para transporte dos pacientes.

“Eles ignoraram a dificuldade de locomoção dela. A casa fica a quinze minutos e pé, ou seja, de carro é muito perto. Ela tinha que estar lá 5h30 da manhã, não tinha ônibus nesse horário e nós não temos carro. Fizemos o que podíamos para ela não perder a consulta”, explicou Zilda.

No vídeo feito pela filha, Benedita aparece sendo transportada em um carrinho de mão pelas ruas de paralelepípedo da cidade. O percurso carregando a esposa termina em frente a Santa Casa, ainda fechada, onde eles aguardaram a saída do transporte para pacientes.

Casal usa transporte improvisado para hospital (Foto: Zilda de Andrade/Vanguarda Repórter)

Casal usa transporte improvisado para hospital (Foto: Zilda de Andrade/Vanguarda Repórter)

Consulta particular

Oito dias após a queda da idosa, nesta segunda-feira (12), a família recebeu o diagnóstico: Zilda teve uma fratura no osso superior do pé. Para o diagnóstico, que foi feito em uma clínica particular, com um ortopedista, a família desembolsou R$ 200.

Eles pagaram R$ 35 pelo raio-x que constatou a fratura e R$ 150 por uma bota ortopédica para a imobilização do local. A família decidiu pagar a esperar na fila, sem previsão para o atendimento.

Outro lado

A prefeitura de Silveiras informou que não conta com equipamento de raio-x na cidade e quando há necessidade solicita uma ambulância para encaminhar o paciente até o hospital em Cruzeiro. A Secretaria de Saúde reconheceu que houve um erro no procedimento de atendimento e que vai apurar o motivo de Benedita não ter sido atendida, com a realização do raio-x no dia da queda.

A secretária de Saúde, Marlene Borges Sodéro, informou, por telefone, que foi até a casa da família para entender o problema e que ofereceu o reembolso do valor gasto no atendimento particular, mas a família recusou o dinheiro. A prefeitura não soube explicar os motivos do transporte médico não ter buscado a paciente, com dificuldade de locomoção, em casa.

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