Van escolar envolvida em acidente com caminhão em SP estava parada de forma ‘incorreta’, diz BO

Acidente com van escolar deixa 13 crianças feridas, em Carapicuiba (SP)

Acidente com van escolar deixa 13 crianças feridas, em Carapicuiba (SP)

A van escolar envolvida em acidente com caminhão em Carapícuíba que causou a morte de uma criança e deixou ao menos outras 12 feridas nesta sexta-feira (13) estava parada de forma “incorreta”, segundo foi registrado pela Polícia Civil no boletim de ocorrência.

“Segundo consta, a van escolar havia parado na via pública, de forma incorreta, atravessada, e o caminhão havia descido a rua onde veio a perder o freio e colidir no muro de duas residências”, diz o registro da ocorrência. Ainda serão analisadas imagens de câmeras de segurança registradas de três pontos próximos ao acidente.

A câmera de segurança de uma casa registrou o momento do acidente. Na imagem, o caminhão, que já tinha batido na van continua sem controle, até parar no muro de uma residência.

Vídeo de câmera de segurança mostra o caminhão atingindo uma casa após bater na van (Foto: Reprodução/TV Globo)

Vídeo de câmera de segurança mostra o caminhão atingindo uma casa após bater na van (Foto: Reprodução)

Falha no freio do caminhão

A polícia ainda apura as causas do acidente. Ao menos uma testemunha viu o caminhão descer uma rua desgovernado. De acordo com depoimento aos policiais dado durante o socorro pelo motorista do caminhão, houve falha no freio do veículo.

O delegado que investiga o caso, Pedro Buk, pediu ao Instituto de Criminalística que uma equipe especializada faça uma vistoria técnico-mecânica no caminhão na segunda-feira (16), pra uma análise mais detalhada da situação dos freios. O caminhão e a van foram recolhidos pra o pátio municipal de Carapicuiba.

Acidente entre caminhão e van escolar deixa 12 feridos em Carapicuiba/SP (Gnews) (Foto: Reprodução GloboNews)

Acidente entre caminhão e van escolar deixa 12 feridos em Carapicuiba/SP (Gnews) (Foto: Reprodução GloboNews)

De acordo com o delegado, o motorista não confirmou que a van estivesse parada em local proibido. Os dois veículos estavam com a documentação em dia, mas estão apreendidos.

O inquérito foi aberto como homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e lesão corporal culposa.

Na sexta-feira (13) cerca de 10 pessoas foram ouvidas pela polícia, entre elas, os dois motoristas, vizinhos que viram o acidente e o dono do caminhão. Também foi feita coleta de sangue dos motoristas para verificar presença de álcool ou drogas.

Entre as linhas de investigação estão a possibilidade de negligência na condução do caminhão e da van, ou negligência na manutenção do caminhão. Dependendo do que for constatado, os motoristas podem ser responsabilizados. A carteira de habilitação (CNH) dos dois foram apreendidas .

Mapa do acidente com van escolar em Carapicuíba (Foto: Karina Almeida/Editoria de Arte/G1)

Mapa do acidente com van escolar em Carapicuíba (Foto: Karina Almeida/Editoria de Arte/G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.