Itatiaia, RJ terá ação de mobilização no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – A Gazeta

Itatiaia, RJ terá ação de mobilização no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Tiveram início nesta quinta-feira (17), as ações da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Itatiaia, uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, ligado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Nesta quinta, foi realizada uma palestra sobre o tema, no CREAS e nesta sexta-feira (18), acontecerá, na Rua Prefeito Assumpção, no Centro, uma mobilização, com distribuição de panfletos e orientações à população.   

Entre as atividades da semana estão palestras, encontro com secretarias municipais e órgãos do município para debater o tema e apresentar um panorama no município e uma manhã de mobilização, no centro da cidade. O objetivo é destacar a data (18 de maio), que é o Dia Nacional de Combate, para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

O último levantamento do centro de referência especializado de Itatiaia revelou que a maioria dos casos registrados, no município, são contra meninas. Os dados apontam que no ano passado, foram registrados 30 atendimentos, sendo que 71% contra meninas e 29% com meninos. O maior índice é entre adolescentes de 13 a 17 anos (59%). As crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência são atendidos no CREAS e geralmente são encaminhados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público ou pela Delegacia Civil.

É no CREAS de Itatiaia que é ofertado serviço especializado e continuado a famílias e crianças ou adolescentes em situação de ameaça ou violação de direitos e situação de violência física, psicológica, sexual, etc.

De acordo com a coordenadora do CREAS, Thiara Correa Silva, é preciso discutir e conscientizar sobre o assunto o ano todo.  

– A programação que realizamos em maio é para reforçar essa luta. O CREAS realiza ações de prevenção, durante todo o ano, disseminando a importância de denunciar, no disque 100. Além disso, fazemos palestras, grupos de atendimento, com o objetivo de alertar a população e incentivá-la a combater e denunciar todos os tipos de violência e abuso contra crianças e adolescentes.

Acreditamos que por medo de denunciar, muitos casos não chegam até nós e essa realidade precisa mudar, afirmou.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Raquel Rocha, destacou:

– Os profissionais que atuam no CREAS são muito capacitados e preparados para lidar com essa problemática de violação de direitos. Este centro é um equipamento altamente habilitado e trabalha com muita seriedade e compromisso com essa luta, relatou, acrescentando que a unidade conta com psicólogos, assistentes sociais e também oferece orientação jurídica.

DISQUE 100

No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas.

Confira a programação da Semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes:

18 de Maio (sexta-feira)

De 9h ao meio-dia

Mobilização no centro da cidade, com distribuição de folders, orientação e colagem de cartazes

23 de maio (quarta-feira)

14h: Encontro com equipes de secretarias municipais e órgãos do município para debater o panorama de Itatiaia em relação ao tema

Local: Câmara Municipal

24 de maio (quinta-feira)

14h:  Palestra sobre o tema

Local: Salão da Igreja Católica – bairro Marechal Jardim.

 

Por Gabriela Ferreira – PMI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.