Equipe da Saúde Mental promove evento no dia da Luta Antimanicomial em São Lourenço, MG

A equipe do CAPS II, CAPS AD III e UAI promoveram um grande encontro na Praça Humberto Sanches, na manhã desta sexta-feira (18) para promover o dia da Luta Antimanicomial, que é comemorada no dia 18 de maio.

A proposta do encontro é ressaltar a importância de valorizar e resgatar a dignidade destes pacientes, envolvendo familiares e a comunidade. Foram realizadas palestras, apresentações, depoimentos de pacientes e debates sobre o tema junto com a equipe da Saúde Mental durante toda a manhã. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social também participou apresentando a Dança Cigana e Seresta.

Luta Antimanicomial

O dia 18 de maio é o dia do movimento da Luta Antimanicomial, que representa a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dessa forma, se combate à ideia de que o paciente deve ser isolado, já que possui o direito à liberdade e a viver em sociedade, com tratamento adequado.

Por esta razão o Movimento tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta.

Além dos serviços de saúde, esta rede de atenção deve se articular a serviços das áreas de ação social, cidadania, cultura, educação, trabalho e renda, etc., além de incluir as ações e recursos diversos da sociedade.

O CAPS de São Lourenço está localizado na Av. José Simeão Dutra nº 90, Bairro Nossa Senhora de Lourdes.

Fonte/Fotos: Ascom PMSL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.