Sul Fluminense

Festa das artes marciais no CIAFETE em Areal encerraram-se com grande estilo as atividades do ano de 2023

Dia de festa das artes marciais no CIAFETE! Nesta quinta-feira, 14/12, encerraram-se com grande estilo as atividades do ano de 2023.

Não se limitando apenas a uma animada roda de capoeira comandada pelo Grupo Raiz, mas também incluindo o encerramento para as turmas de karatê e Jiu Jitsu, sob a liderança do karateca Izaltino. Na capoeira, Mestre Bolinha e Contramestre Veza conduziram a celebração, determinando o ritmo e chamando os capoeiristas para entrar no jogo.

Durante a festividade, ocorreu a emocionante entrega de certificados para os capoeiristas praticantes, reconhecendo tanto os iniciantes quanto os mais experientes que participaram ativamente da roda.

Ao som envolvente do berimbau, pandeiro e atabaque, a atmosfera foi contagiante, com os participantes cantando e palmeando.

A roda foi marcada por movimentos acrobáticos, ataques, esquivas e outros elementos que ressaltam a riqueza da capoeira como expressão cultural.

O evento, caracterizado pelo senso de respeito, camaradagem e habilidade técnica, também teve um toque especial de solidariedade ao arrecadar presentes para um membro do grupo, cuja esposa está prestes a dar à luz.

Dentre as personalidades presentes, o Secretário de Educação, Beto Calçados, destacou a relevância das manifestações culturais, como a capoeira e as artes marciais, ressaltando sua valiosa contribuição para a identidade da comunidade.

Reconheceu que a riqueza dessas tradições é possível graças ao apoio dedicado de todos.

Agradeceu à comunidade pela participação e destacou a importância de preservar e fortalecer essas expressões únicas de nossa cultura, que abrangem desde a arte envolvente da capoeira até a disciplina das artes marciais, unindo-nos em uma celebração diversificada e enriquecedora.

Agradecemos a todos que tornaram este evento possível e reforçamos nosso compromisso em promover e celebrar a cultura da capoeira e das artes marciais em Areal. Juntos, continuaremos a construir uma comunidade vibrante e unida, onde essas práticas são mais do que artes; são expressões de identidade e união.

Por Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Eventos de Areal