Notícias

OAB SP vai oferecer acolhimento a advogados em tratamento contra o câncer em Barretos

Casa de Apoio e Acolhimento da Advocacia vai receber profissionais atendidos pelo Hospital de Amor

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), por meio da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), acaba de concretizar uma iniciativa inédita no campo assistencial da advocacia: a Casa de Apoio e Acolhimento da Advocacia, em Barretos.

O imóvel locado pela CAASP vai abrigar advogados e advogadas em tratamento no Hospital de Amor, instituição de referência em oncologia, que recebe pacientes de todo o país. Muitos desses pacientes são profissionais do Direito que não têm condições de se manter na cidade durante o período de tratamento.

A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, destaca a importância da iniciativa. “O tratamento contra o câncer muitas vezes pode se prolongar e a intenção desta Casa de Apoio em Barretos é que ela seja um lar temporário, um porto seguro, para advogadas e advogados que se encontrem neste momento delicado da vida. Uma forma de nós, como instituição, oferecermos nossa estrutura também durante este tipo de tratamento”.

Na última quinta-feira, dia 5, a presidente da CAASP, Adriana Galvão, recebeu as chaves do imóvel acompanhada da presidente da 7ª Subseção da OAB SP, Arany L’Apiccirella, e do conselheiro secional Fabiano Reis.

“Esta iniciativa, pioneira, supre a necessidade de acolhida, de conforto e de segurança, para que os advogados façam seu tratamento nas melhores condições, com todo o apoio da nossa entidade”, assinalou Adriana Galvão.

Os critérios para obtenção do direito à permanência na Casa de Apoio e Acolhimento e os detalhes funcionais do novo espaço estão sendo definidos pelo setor de Benefícios da Caixa.


Para Arany L’Apiccitella, que assegura todo o apoio da Subseção ao funcionamento do projeto, “a Casa de Apoio decorre de uma visão focada na advocacia, especialmente numa parcela da advocacia que se encontra em momento de fragilidade”.

A ideia de montar uma unidade de apoio aos advogados pacientes do Hospital de Amor, em Barretos, surgiu anos atrás. Foi do então presidente da Subseção de Jales da OAB SP, Marlon Livramento.

“Apresentei a ideia à CAASP na gestão passada, e na atual gestão o projeto teve andamento. O Hospital de Amor é uma fundação mantida com doações, que realiza tratamento oncológico gratuitamente, sendo possivelmente um dos maiores do mundo nessa área”, ressaltou Marlon.

Informações à imprensa | OAB SP