LITORAL

Secretaria de Saúde de Ubatuba oferece testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis

Dezembro é o mês de combate à AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório de Infectologia, reforça que durante todo o ano são oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

A testagem gratuita acontece no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na rua Antônio da Silva Balio, nº 44, centro (próximo ao Postão da Rio Grande do Sul), com funcionamento às segundas, terças e quartas, das 7h30 às 15h; e quintas e sextas-feiras, das 9h às 15h. Os testes também são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e integram a rotina de pré-natal de gestantes e seus parceiros.

Durante a campanha “Dezembro Vermelho”, a testagem é intensificada nas UBSs, juntamente com ações de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde sexual.

“A prevenção das ISTs é importante tanto para a saúde pública quanto para a saúde individual, uma vez que essas doenças podem ter sérias consequências se não forem tratadas adequadamente. Os testes buscam o diagnóstico precoce e, assim, ajudam a evitar que as infecções se propaguem”, explicou a enfermeira Alice Mello, da UBS Cícero Gomes, que nesta quarta-feira, 20, disponibilizou a testagem para pacientes da unidade em horário estendido, das 17h às 21h.

“Na campanha do Dezembro Vermelho reforçamos os cuidados necessários nas relações sexuais e em situações como gravidez, pois as Infecções Sexualmente Transmissíveis podem passar de mãe para filho e resultar em complicações para o feto”, ressaltou a enfermeira.