Conselheiros do IPREVI de Itatiaia, RJ recebem certificação da APIMEC

Os conselheiros do Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Itatiaia (IPREVI) passaram recentemente por uma prova de certificação da APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) e foram certificados como Gestores de Regime Próprios de Previdência Social. Os participantes são todos servidores efetivos do município e a certificação cumpre uma exigência legal, demonstrando responsabilidade na gestão financeira do IPREVI, com servidores tecnicamente capacitados.

 De acordo com a diretora do IPREVI, Alessandra Arantes, o comitê tem que estar certificado porque atuam junto à diretoria no gerenciamento dos recursos financeiros do instituto. Esses recursos garantem os benefícios previdenciários dos servidores, por isso tem que ser feito de forma técnica, profissional e transparente.

 – A prova foi realizada na cidade de Resende, no final de maio e essa certificação é obrigatória visando atender a exigência legal da portaria MPS nº 440, que faz exigência de que os membros do comitê tenham qualificação técnica para a tomada de decisões financeiras. O comitê de Investimentos do IPREVI é composto por sete membros titulares e sete membros suplentes. Cinco dos membros titulares e dois membros suplentes estão certificados, uma importante conquista para a Instituição, demonstrando que os recursos da autarquia estão sendo gerenciados por profissionais tecnicamente capacitados, disse.

 Para participarem da prova os servidores passaram antes por um curso de capacitação realizado no inicio de maio, no Centro de Qualificação Profissional de Itatiaia. O curso contou, com a carga horária de 24 horas, na modalidade presencial e a distância. Durante a capacitação os servidores aprenderam sobre fundo de investimento, mercado financeiro, rentabilidade dos fundos e gestão previdenciária.

– A Apimec é uma associação que tem  por objetivo, qualificar profissionais para o mercado financeiro, através de sua certificação. A certificação obtida pelos conselheiros, qualifica ainda mais a gestão e insere o IPREVI no mesmo patamar de gestão dos maiores Instituto de Previdência do país. É de extrema importância que o servidor saiba que seus recursos estão sendo geridos de maneira responsável, profissional e por servidores comprometidos e qualificados, disse o conselheiro Hudson de Oliveira.

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itatiaia  funciona na  Avenida dos Expedicionários, nº 301, Centro de Itatiaia/RJ. O telefone de (24) 3352 4043.

Por Matilde Basilio – PMI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.