Preservação de patrimônio histórico é tema de reunião em Itatiaia, RJ

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Assessoria Especial de Cultura, e o Conselho Municipal de Cultura de Itatiaia (CMCI) realizaram na manhã desta sexta-feira (13) uma reunião para tratar sobre a preservação, restauração e importância das Ruínas da Antiga Usina de Força, patrimônio histórico da cidade.

Na ocasião, foi apresentado o projeto de uma praça para o local das Ruínas com anfiteatro, mirante, parquinho, paisagismo e academia de ginástica ao ar livre.

– O marco histórico de Itatiaia está no meio de um loteamento em construção, por isso os engenheiros do empreendimento apresentaram a proposta do projeto. O historiador Marcos Cotrim esta trabalhando conosco na validação do marco que pode mudar a data e o local de fundação da cidade. Será feita uma praça que ressaltará a importância de um monumento e isso é um ganho fantástico para o município, pois estamos falando de educação patrimonial, além do sentimento de pertencimento que despertará nas pessoas. O próximo passo é a avaliação do projeto pelo Conselho – explicou Oswaldo Castro Júnior, presidente do CMCI.

Segundo o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto, o projeto deixará um legado histórico, educativo e cultural para a cidade.

– O Conselho de Cultura vem encabeçando o reconhecimento do marco zero da cidade através de pesquisas históricas que foram apresentadas ao Conselho e a Academia Itatiaiense de História. O benefício para o município é que pela primeira vez nós estamos reconhecendo um lugar histórico e valorizando isso arquitetonicamente. É um resultado positivo não só para o Conselho, que é recém formado, mas para a população que ganhará um novo meio de ver os bens históricos culturais da cidade. Ficará um legado histórico, educativo e cultural para Itatiaia, pois o projeto prevê, por exemplo, um anfiteatro que será utilizado para apresentações e concertos – comentou o Assessor.

O Prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, acompanhou a reunião e destacou a importância das Ruínas como um bem de relevância pro município.

– Ter a preservação desse marco histórico no município é de suma importância para história da nossa cidade porque muda de fato a história. Essa reunião com os empreendedores e com o Conselho é importante para poder deliberar acerca do que será feito para a preservação desse marco do município.

A reunião contou com a presença do Prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, o vice-prefeito Sebastião Mantovani, o Jabá, o Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto, e membros do Conselho Municipal de Cultura de Itatiaia.

 

Por Luana Vieira – PMI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.