Educação Inclusiva é tema de palestra do Programa de Formação Continuada em Itatiaia, RJ

A Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria de Educação, promoveu na manhã de hoje (30/08), na Câmara Municipal, palestras para os educadores que trabalham com a educação inclusiva. O encontro, direcionado aos profissionais que trabalham com a Educação Especial, faz parte do Programa de Formação Continuada.

Segundo o Secretário de Educação, Amarildo Veiga Ferri, temos no município 240 alunos com necessidades especiais com laudo e muitos outros ainda sem um parecer, logo o trabalho desses profissionais é de extrema importância, e é necessário um atendimento distinto:

– Temos que atuar de forma diferenciada, preparar essas crianças para a vida e para isso precisamos gostar,  ter prazer naquilo que fazemos e nos aperfeiçoar. Minha gratidão à dedicação de todos esses profissionais, disse Amarildo.

A professora Sônia Rodrigues, psicopedagoga do Núcleo de Acessibilidade do UBM, falou sobre a “Experiência de Atendimento de Cegos na Educação Básica”, a professora  Márcia Beatriz Alves, supervisora do Núcleo de Acessibilidade da UBM, abordou o tema “Núcleo de Acessibilidade – Educação Especial no Ensino Superior”, o professor Edgard Malech Ribeiro, membro do CEP – Comitê de Ética e Pesquisa do UBM, fez um “Relato das Dificuldades de um Aluno Especial” e a professora Marta Bistene, psicopedagoga do CEPRAE, palestrou sobre a “Importância do AEE – Atendimento Educacional Especializado no Contexto Escolar”. Marta fez a abertura das palestras e pontuou como o atendimento à crianças com necessidades especiais vem evoluindo ao longo dos anos. Para ela, que passou por várias escolas e instituições, o município de Itatiaia se destaca quanto à educação especial:

– Fiquei impactada de ver que o município tinha uma equipe multidisciplinar e depois de ver as salas de AEE tão bem montadas e com toda a estrutura. Itatiaia, quanto à educação especial, se destaca e é um prazer trabalhar aqui, disse Marta.

 Por Anamaria Albuquerque – PMI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.