Casarão histórico de Paraty, RJ é recuperado após incêndio

Edificação tombada abriga o principal restaurante do município

Destruído por um incêndio em abril deste ano, um casarão tombado do século XIX foi reaberto aos moradores e turistas após quatro meses fechado para reconstrução. Desde 2002, a edificação abriga o restaurante Margarida Café, localizado na entrada principal do Centro Histórico da cidade e considerado um dos mais tradicionais da região.

O casarão, que faz parte do núcleo de construções do período colonial, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Durante o incêndio, o Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas, que danificaram toda a parte interna do estabelecimento. Apenas a fachada do casarão foi preservada.

Para reconstrução, um projeto técnico foi preparado e entregue ao Iphan e à Prefeitura de Paraty. Entre os detalhes arquitetônicos originais recuperados está o telhado, que também é tombado e segue o padrão dos outros casarios do Centro Histórico. A reconstituição da parte superior contou com o apoio do Iphan e do arquiteto Vicente Cruz Filho.

“Atendemos todas as especificações exigidas pelo Iphan, com o objetivo de resgatar a história e a cultura do casarão. Em conjunto com uma empresa do Rio de Janeiro, também desenvolvemos um projeto preventivo contra incêndios, que foi apresentado ao Corpo de Bombeiros”, explica Paulo Renato, proprietário do restaurante.

Com 21 anos de existência em Paraty, o Margarida Café exerce um importante papel na economia e no turismo local. O restaurante conta com 38 funcionários fixos e recebe cerca de seis mil pessoas, por mês, na alta temporada turística. O empreendimento também é responsável por colaborar com a cadeia da gastronomia sustentável, através da aquisição de insumos provenientes dos pequenos produtores do município e da cidade vizinha Cunha, em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.