DER libera principal acesso a São Luiz do Paraitinga, SP após nove meses interditado

Após nove meses de interdição, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) liberou a rodovia João Roman, principal acesso a São Luiz do Paraitinga (SP).

A via integra faz parte da tradicional rota de desfiles dos blocos no carnaval e estava interditada desde fevereiro deste ano, depois de uma queda de barreira. O investimento na recuperação foi de R$ 360 mil.

A via foi interditada depois de um deslizamento no dia 05 de fevereiro, quando depois de fortes chuvas uma das encostas cedeu e cobriu o km 1. De acordo com a Defesa Civil, à época, o volume de material que caiu equivale a 150 caminhões terra e o laudo apontou uma ‘rachadura’ no topo da encosta. O trecho havia passado por reformas de encosta um ano antes da queda.

Segundo o DER, foram feitas obras de drenagem, escavação e concretagem, além de recuperação da pista. A obra completa deve ser entregue em dezembro deste ano. Os pontos ainda em recuperação estão sinalizados.

Histórico

A encosta desabou no dia 5 de fevereiro. Não chovia no dia do deslizamento, mas os laudos apontaram que, como a cidade havia passado por uma temporada de chuva, o solo estava encharcado.

A terra invadiu metade da pista e, como havia risco de novos deslizamentos, o tráfego foi interrompido no local. A interdição gerou transtornos, impedindo o acesso de algumas linhas de ônibus a bairros. A via alternativa era a rodovia Vereador José Pinto de Souza, que fazia o acesso pelo bairro Várzea dos Passarinhos.

O percurso de blocos do tradicional carnaval luizense também teve de ser alterado por causa do deslizamento que ocorreu dias antes do carnaval. Os blocos cortaram apenas as ruas da região central da cidade.

Foto: Marcelo Hespaña

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.