Diretoria de Cultura e voluntários celebram o Dia das Consciência Negra em São Lourenço, MG

Neste domingo, 18 de novembro, aconteceu na Praça João Lage o “Movimento Arte e Cultura Negra”, um sarau realizado pela Diretoria de Cultura de São Lourenço em parceria com cidadãos voluntários.

As atividades marcaram o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

A roda de conversa sobre transição capilar e autoestima foi um momento marcante durante o evento, levando ao público presente histórias emocionadas de pessoas que falaram de seus processos de autoaceitação e resgate do cabelo natural, e como isso influenciou na autoestima e na forma de se colocar para o mundo.

Outra importante ação foi a Oficina de Bonecas Abayomi. Estas bonecas eram confeccionadas pelas mães africanas, na época da escravidão, a partir de retalhos de suas próprias roupas, para servir de acalento a seus filhos durante as longas viagens nos navios negreiros.

A programação contou ainda com roda de capoeira, roda de Jongo, apresentações musicais e de dança tradicional, além de disputas de Hip-Hop.

O sarau contou com a presença da Diretora de Cultura Paula Alves Netto, que busca fortalecer movimentos como este, pois valorizam a arte popular da cidade. São importantes ações que resgatam a cultura local e celebram junto com a população as raízes de nossa história.

Agradecemos ao apoio das voluntárias Larissa Maris, Luciana Azalini e Bruna Carvalho, responsáveis pelo sucesso do evento.

Fonte/Fotos: Ascom 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.