Itatiaia, RJ é premiada pelo trabalho de prevenção e combate à violência contra as mulheres

O trabalho de prevenção e combate à violência contra as mulheres, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, foi reconhecido e premiado com o Selo ‘Mais Mulher’, concedido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, através da Subsecretaria de Políticas para Mulheres.

O Selo é conferido as Prefeituras que possuem ações efetivas  de prevenção e combate à violência contra a mulher, além de incentivar outras cidades a adotarem políticas públicas voltadas para o público feminino. 

A cerimônia de entrega aconteceu na tarde de ontem (06),na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, no Rio de Janeiro, com a presença de representantes da  Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Itatiaia. Além de Itatiaia, outros 12 municípios foram certificados com o Selo.

Dentre as principais ações implementadas em Itatiaia e que culminaram na premiação, está o desenvolvimento de várias campanhas de combate a violência contra a mulher e o projeto ‘Mulheres Independentes’, que visa ensinar as moradoras cursos como bordados, patworck e corte e costura para possam ter uma independência financeira.

Outras ações  que deram origem a premiação foi o trabalho de forma coordenada e em rede com outras secretarias, como a Saúde e a Assistência Social, entre outras, fazendo encaminhamentos de serviços específicos quando necessário e a construção de  uma rede de proteção e acolhimento à mulher vítima de violência.

Atualmente a Secretaria de Politicas Públicas para as Mulheres também está abrindo uma nova frente e disponibilizando espaço para atendimentos psicológicos, além daqueles feitos por conta da violência, para alguns casos de mulheres que se sentem inseguras, de forma a desafogar um pouco o atendimento da Saúde e se necessário, em outras situações específicas, direcionando para a Secretaria de Assistência Social.

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres funciona na Rua Cel José Mendes Bernardes, Nº 14, no Centro. Mais informações pelo telefone (24) 3352-1339.

Por Matilde Basilio – PMI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.