Conselho Tutelar de Cruzeiro emite nota de esclarecimento sobre morte de João Pedro

O Conselho Tutelar de Cruzeiro, vem por meio desta, primeiramente informar que se solidariza com a dor da família do menino João Pedro, que foi cruelmente assassinado por sua genitora e seu padrasto que confessaram o crime.


Aproveitamos a oportunidade para esclarecer à população que o Conselho Tutelar não havia se manifestado anteriormente sobre o caso devido ao fato dos casos envolvendo crianças e adolescentes serem sigilosos, entretanto, devido à alta exposição do caso pela mídia e redes sociais, nos cabe o dever de esclarecer determinadas inverdades noticiadas sobre o caso, senão vejamos:


Informamos que na data de 31 de agosto de 2018, o genitor da criança ofereceu denúncia ao Conselho Tutelar, o conselho realizou visita à residência materna que apesar de simples, estava apta para a criança, a genitora apresentou justificativa de que não houve maus tratos, justificativa que foi confirmada por uma vizinha.


Dessa forma, não foi constatada situação de risco ou vulnerabilidade que justificasse uma medida extrema por parte do Conselho Tutelar, salientando que a genitora na época foi advertida e orientada e o que genitor não retornou ao Conselho Tutelar após essa data.


Insta salientar, que o Conselho Tutelar de Cruzeiro sempre atendeu toda a população da cidade que possui mais de 80 (oitenta) mil habitantes e que existem incontáveis denúncias falsas que narram todo e qualquer tipo de situação, principalmente maus tratos à crianças, que não são simples de serem constatadas e muitas vezes são camufladas pela própria família e vizinhos, cada caso é cuidadosamente verificado pelo Conselho Tutelar, uma vez que os conselheiros podem responder por crime de abuso de autoridade caso tomem uma decisão de abrigamento ou entrega de Termo de Responsabilidade a outro parente sem um conjunto probatório robusto.

Reiteramos nosso pesar pela atrocidade cometida com o menino João Pedro e nos colocamos à disposição das autoridades, justiça e imprensa séria para quaisquer esclarecimentos necessários sobre o caso.


Conselheiros Tutelares

Um comentário em “Conselho Tutelar de Cruzeiro emite nota de esclarecimento sobre morte de João Pedro

  • 25 de janeiro de 2019 em 14:00
    Permalink

    Eu gostaria de saber, como é composto o conselho tutelar, e como são escolhidos, sr por concurso público, ou de qual forma? Se são nomeados politicamente? Se são formados em psicologia, assistência social??? Alguém, ou o próprio conselho pode esclarecer minhas dúvidas🤔🤔???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.