Deputado Dr. Itamar apresenta reivindicações da região e obtém o apoio do governador João Dória

O Deputado Dr. Itamar Coppio encaminhou nesta quarta-feira (6/02) ao Governador João Dória pedidos de uma série providências para a solução de problemas na área da saúde em cidades do Vale do Paraíba. As reivindicações foram apresentadas diretamente durante encontro que o chefe do Executivo paulista manteve com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa.

Todas as reivindicações são também objeto de proposições elaboradas pelo Deputado Dr. Itamar para serem votadas na Assembleia Legislativa e foram bem recebidas pelo governador, que se comprometeu a atendê-las na medida do possível, algumas em curto prazo. A primeira delas é a implantação em São José dos Campos de uma Organização de Procura de Órgãos para transplantes (OPO), que poderá ser instalada no Hospital Municipal.

O objetivo dessa Organização é tornar mais efetiva e rápida a comunicação de morte cerebral e da disponibilidade de órgãos para doação e transplante. Hoje, o sistema médico da região depende da OPO que funciona em Campinas, junto ao Hospital da Unicamp, o que torna o atendimento mais lento e burocrático.

Dr Itamar enfatizou que a descentralização vai agilizar os procedimentos, melhorar o atendimento aos pacientes na fila de espera de transplantes e aproveitar os profissionais altamente capacitados na região.  O Hospital Municipal de São José e o Hospital Regional de Taubaté estão entre os que atingem os maiores índices de comunicação de disponibilidade de órgãos para transplantes no país.

O Governador João Dória disse ao Deputado Dr. Itamar que vai recomendar à Secretaria de Estado da Saúde que adote, de imediato, as providências para a implantação da OPO em São José dos Campos. Também faz parte das propostas do deputado a instalação de um centro regional de transplantes no Vale do Paraíba. Hoje, a maior parte dessas cirurgias é feita na Santa Casa de São José dos Campos, credenciada a realizar transplantes de fígado e rins.

Dória também vai analisar com a área econômica do governo estadual a liberação de recursos da ordem R$ 2,5 milhões para aquisição de equipamentos de ressonância magnética para o Hospital Municipal, que é um dos maiores centros de atendimento de traumas em todo o país, com alta demanda provocada por acidentes nas cidades e nas rodovias que cortam a região.

O Deputado Dr. Itamar também encaminhou ao governador reivindicações da Santa Casa de Cruzeiro, que enfrenta diversas dificuldades. Uma das providências será a inclusão daquele hospital no programa estadual “Santa Casa Sustentável”, que libera recursos e prioriza aquisição de serviços médicos.

A Santa Casa de Cruzeiro também precisa de recursos para instalar um novo elevador para as equipes médicas e pacientes e precisa reformar a maternidade, instalando no local uma UTI Neo-Natal. Essa unidade pode atender mais dez cidades da região que, hoje, enviam as gestantes de risco para hospitais de Taubaté e São José dos Campos. O Deputado vai reforçar esses pedidos em encontros com dirigentes da Secretaria Estadual de Saúde.

No final do encontro, o Deputado Dr. Itamar perguntou ao governador sobre os planos de implantação do Trem Intercidades, para atender a região do Vale do Paraíba. João Dória reafirmou que “o projeto é para valer, está em elaboração e vai ser construído” em seu governo, criando uma nova ligação entre as cidades da região, a capital paulista e a região de Campinas.

Assessoria de Imprensa

Eustáquio de Freitas