Vale do Paraíba poderá ter Centro Regional de Transplantes de Órgãos

O Deputado Dr Itamar Cóppio apresentou nesta semana à Assembleia Legislativa o projeto de lei que autoriza o governo estadual a implantar no Vale do Paraíba um Centro Regional de Transplantes.

A ideia é instalar um hospital dotado centros cirúrgicos e de tratamento intensivo e quartos para realização de transplantes de órgãos sólidos, como fígado, rins, pâncreas, coração e medula óssea.

A unidade deverá ser ligada à Santa Casa de São José dos Campos, que colocou à disposição uma área ao lado de suas instalações principais no centro da cidade, onde hoje funciona um estacionamento.

O Deputado Dr. Itamar justificou que “o pretendido centro contribuiria para desafogar a demanda de transplantes que se concentra na capital paulista, onde são atendidos pacientes de todo o país”.

Além disso, parte dos trabalhos seria transferida para o interior e facilitaria o atendimento aos pacientes do demanda do Vale do Paraíba, que tem mais de 2 milhões de habitantes, e ajudando a reduzir a fila de espera por transplantes.

Dr. Itamar ressaltou ainda que o Centro Regional de Transplantes de órgãos “será de grande valia para a população, pois será um local onde os receptores terão atendimento adequado, contribuindo para a sobrevida dos pacientes e possibilitando a realização de outros tipos de transplantes, como de pâncreas, coração e medula óssea”.

Na região, apenas a Santa Casa é credenciada para transplantes de fígado e de rins. O serviço foi implantado com a participação do Dr. Itamar Coppio e um grupo de profissionais locais altamente capacitados, com a parceria e orientação dos médicos Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo, e Jorge Marcelo Padilla Mancero, do Hospital da Beneficência Portuguesa. Em nove anos, foram realizadas 270 cirurgias de transplantes hepáticos.

Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa – Eustáquio de Freitas