Política

“Quem comemorar dia 8 está praticando crime”, diz Alexandre de Moraes

Ministro do STF afirmou que estará presente em evento do dia 8 e reforça necessidade de punir responsáveis por tentativa de golpe

O ministro Alexandre de Moraes, responsável no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos processos sobre o dia 8 de janeiro de 2023, confirmou presença no evento organizado pelo Executivo federal para marcar um ano da tentativa de golpe à democracia brasileira.

Em entrevista à revista Veja, o ministro deixou um alerta às pessoas que, nas redes sociais, comemorarem a data. “Qualquer pessoa que pretenda comemorar dia 8 está praticando crime. Porque está comemorando uma tentativa de golpe e instigando uma tentativa de golpe”, disse.

“É importante que essas pessoas tenham muito cuidado com o que vão fazer, porque depois vão acusar o Ministério Público e o Poder Judiciário de serem rigorosos demais. Não se comemora tentativa de golpe. Não se comemora tentativa de derrubar os poderes constituídos. Isso é crime também.”

À publicação, o ministro também relembrou que estava de férias, em Paris, durante os ataques, que causaram destruição no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal. Moraes disse que um dos receios, na ocasião, era um alastramento da postura golpista entre policiais militares e governos além do Distrito Federal. Ele reforça que os atos não foram “baderna”, mas ações concatenadas para destruir as instituições brasileiras.

Moraes também falou sobre ameaças à sua família, especialmente os ataques de cunho sexual às duas filhas. “Além de covardes, são misóginos”, afirmou. O ministro foi um dos principais alvos dos golpistas porque, além de conduzir processos que investigam a disseminação de fake news, presidiu o Tribunal Superior Eleitoral durante o pleito presidencial que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva.

Por Letícia Sorg | SBT News