Ação conjunta entre IMA e SICADE interdita laticínio clandestino em São Lourenço, MG

Através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a Secretaria de Indústria e Comércio (SICADE) em conjunto com o IMA, interditou e lacrou um laticínio clandestino em São Lourenço, localizado na zona rural.


A ação aconteceu na última sexta feira (15), com apoio da Policia Ambiental, após uma denúncia de produtos sem certificação.

As equipes constataram falta estrutura, ambiente totalmente comprometido, produtos sem certificação e local inadequado para produção.

Após interdição do local, os produtos apreendidos foram descartados no aterro municipal. De acordo com o Secretário de Indústria e Comércio (SICADE), Marcelo Mendes, a inspeção higiênico-sanitária é de extrema importância e fundamental à preservação da saúde pública, proporcionando à população o acesso a alimentos seguros, reduzindo os riscos de transmissão de zoonoses e de infecções alimentares.

O que é o SIM?

O objetivo do S.I.M – Serviço de Inspeção Municipal é garantir a saúde pública, a proteção do meio ambiente e a regularização das agroindústrias para a comercialização dentro do município, através da concessão do registro e da inspeção sanitária dos produtos de origem animal.

O Serviço tem atribuições de certificar, inspecionar e monitorar o funcionamento de estabelecimentos que atuem diretamente com produtos de origem animal.


Para mais informações o empreendedor ou produtor rural pode entrar em contato direto com a SICADE – Secretaria de Indústria, Comércio, Agricultura e Desenvolvimento Econômico através do telefone (35) 3339-2758; e para denúncias poderão fazer através da Ouvidoria do Município, pelo telefone 3339-2734 ou Whatsapp 9.9182-0118.

Fonte: Secretaria de Ind. Comércio Agricultura e Des. Econômico / São Lourenço MG