Polícia

Ações da “Operação Saturação” da GCM de Taubaté, SP registram aumento em 2023

A “Operação Saturação” conduzida pela Guarda Civil Municipal (GCM) da Prefeitura de Taubaté apresentou um aumento 36,73% nas atividades voltadas a restaurar a ordem, segurança e normalidade de utilização dos espaços públicos com 67 ações realizadas. Em 2022 foram 49 ações.

O trabalho acontece em conjunto com as equipes de assistência da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (SEDIS), não se limitando apenas à segurança, mas também oferecendo suporte ao trabalho de abordagem dessas equipes.

Dentre as ações realizadas no ano passado, a Operação Saturação atuou em praças algumas vezes ocupadas irregularmente por pessoas em situação de rua, uma preocupação constante para a população que utiliza esses espaços públicos.

A esta operação somam-se, como um importante reforço, as ações da “Operação Praça Segura”, também executada pela Guarda Civil Municipal, que apresentou 8% de aumento em 2023.

Com o apoio da GCM, as equipes da SEDIS desempenharam um papel de abordagem, acolhimento e encaminhamento dessas pessoas para o Centro Pop ou abrigo municipal. Após a liberação das áreas, a Secretaria de Serviços Públicos executou a limpeza, renovando as condições de utilização pela população.

Ao realizar a Operação Saturação, a GCM não só desempenha uma função importante na abordagem e verificação, mas também contribui significativamente para a segurança desses espaços, prevenindo atos ilícitos.