Maria da Fé, MG reúne produtores para ‘Festa do Azeite Novo’

Maria da Fé (MG) recebe a partir desta sexta-feira (12) a 1ª edição da Festa do Azeite Novo. O evento, que integra atrações para produtores, mostra tecnológica, atividades gastronômicas e culturais, espera um público de 10 mil pessoas durante dois fins de semana.

A programação começa nesta sexta-feira com atrações técnicas. Nesta sexta-feira, começam a 14ª edição do Dia de Campo de Olivicultura e a 4ª Mostra Tecnológica, ambas promovidas pela Emater. Serão palestras para produtores de azeite, técnicos e interessados na cultura. Entre os temas, estão o consumo do azeite, o uso do abacate, preparo do solo e questões fiscais.

As atrações do Dia de Campo começam às 7h30 e vão até às 17h desta sexta-feira. As inscrições podem ser feitas no local. Na mostra tecnológica, que acontece simultaneamente, cerca de 20 expositores apresentam novidades em insumos, maquinários e outros produtos da olivicultura.

Confira a programação completa

No sábado, o workshop “Celebrando a Colheita” apresenta a safra 2019 do azeite. Quem participa são os especialistas Ana Beloto e Marcelo Scofano. O workshop é aberto ao público em geral e traz a possibilidade da abertura de uma rodada de negócios. Na mesma noite, o chef Laurent Suaudeau promove uma degustação com menu baseado no azeite extra virgem.

Azeite de Maria da Fé é tema de evento no fim de semana — Foto: Régis Melo/G1

Azeite de Maria da Fé é tema de evento no fim de semana — Foto: Régis Melo

Do dia 18 ao dia 21, acontece a programação cultural. Um pavilhão de 1 mil metros quadrados será usado para apresentações culturais, exposição de restaurante, cervejarias e cafés, além da degustação do azeite extra virgem. Também estão programadas palestras e exposição sobre as oliveiras do país.

A Festa do Azeite Novo ainda terá tour pelos olivais, apresentações em “cozinha-show”, shows de bandas, concurso gastronômico e teatro. Toda a programação é gratuita. Alguma palestras têm vagas limitadas; é preciso se inscrever uma hora antes.

As atrações acontecem na sede da Epamig e no pavilhão da Avenida José de Campos Sales. Mais informações estão disponíveis no site da festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.