Vice assume a prefeitura de Jesuânia, MG após prefeito ser cassado

O novo prefeito de Jesuânia, José Laércio Brandão de Castro (PROS), assumiu o cargo nesta terça-feira (16). Ele foi empossado após o então prefeito José Donizette Nogueira (PROS) ser cassado pela câmara de vereadores na última sexta-feira (12).

Nogueira teve o mandato cassado pela câmara por improbidade administrativa. O processo foi realizado depois de uma denuncia mostrar que funcionários da prefeitura estavam trabalhando em uma obra da igreja onde o prefeito é pastor.

“Essa cassação era um clamor do próprio município. O próprio município, o próprio povo queria essa cassação dele. E foi dada a ele toda a oportunidade de se defender, foi feito dentro dos trâmites legais”, disse José Laércio, após assumir o posto.

José Laércio Brandão de Castro (PROS) assumiu a Prefeitura de Jesuânia — Foto: Reprodução/EPTV

José Laércio Brandão de Castro (PROS) assumiu a Prefeitura de Jesuânia — Foto: Reprodução

A denuncia que motivou a cassação foi feita por uma ex-vereadora. Por meio de um vídeo feito por celular, a mulher mostrou imagens de funcionários da prefeitura trabalhando na obra do prédio da igreja.

“Chegou a denúncia na câmara. A câmara é obrigada a investigar a denúncia, onde teve o processo de cassação do prefeito, que ele usou os funcionários públicos para trabalhar na sua igreja”, afirmou Rangel Fernando Manchado (PSDB), presidente da câmara.

Com a saída dele da prefeitura, outros funcionários também deixaram o cargo. Alguns teriam se recusado a colaborar com a nova administração.

“Na parte da saúde, por exemplo, está tudo parado, porque a gestora da saúde se demitiu. A pessoa que alimentava a senha, que alimentava o registro dos convênios, a parte de convênios, deixou a gente sem acesso nenhum, porque portava todas as senhas. Nós não temos senha nenhuma, não temos nenhum acesso. Com isso, nós estamos perdendo oportunidade de marcar consulta, de fazer exame. Inclusive tem cirurgias que estão em risco de perder cirurgias, que já estão marcadas. Tem a parte do fiscal geral, que também se demitiu. Nós estamos correndo atrás. Tinha sérios problemas de estradas, que estão sendo socorridos na medida do possível”, afirmou o agora prefeito de Jesuânia.

Vídeo mostrou funcionários públicos trabalhando em obra da igreja — Foto: Reprodução/EPTV

Foto: Reprodução

O que diz José Donizette Nogueira

O prefeito cassado foi eleito pela primeira vez em 2016 com 60% dos votos. Ele não nega que os funcionários tenham feito o serviço na igreja, mas diz que foram pagos por ela.

“Os funcionários vieram, trabalharam normalmente. Mas no RH, foi descontado o dia de trabalho deles. E a igreja pagou. Você viu os recibos aqui, originais. A igreja pagou o dia deles, foi em torno de R$ 700. É isso que eles estão me acusando. Mas a prefeitura não pagou o dia deles, nenhuma hora. Eu não paguei nenhum centavo para os trabalhadores, quem pagou foi a igreja. Eu sou membro da igreja, sou pastor auxiliar, e colaboro com a igreja, assim como já colaborei com outras igrejas e denominações”, afirma.

O prefeito cassado diz ainda que vai recorrer da decisão.

“Se a lei for do jeito que a gente está pensando, seis vereadores estão acima do Ministério Público, estão acima de 1,9 mil votos. Alguma coisa está errada”, completa Nogueira.

Em relação ao que o novo prefeito disse sobre os funcionários da prefeitura estarem se recusando a trabalhar, o prefeito cassado disse que não está interferindo em nada e que os funcionários são livres para decidir o que devem ou não fazer.

 José Donizette Nogueira (PROS) foi cassado pela Câmara de Vereadores de Jesuânia — Foto: Reprodução/EPTV

José Donizette Nogueira (PROS) foi cassado pela Câmara de Vereadores de Jesuânia — Foto: Reprodução

3 comentários em “Vice assume a prefeitura de Jesuânia, MG após prefeito ser cassado

  • 13 de junho de 2019 em 01:13
    Permalink

    I simply want to say I’m beginner to blogging and site-building and certainly loved this page. Almost certainly I’m likely to bookmark your blog . You certainly come with great posts. Thanks a bunch for revealing your blog.

  • 18 de junho de 2019 em 21:56
    Permalink

    This is certainly my initial stop by and I really like what I’m seeing. Your weblog is so much fun to look over, quite compelling as well as informative.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.