Política

Vereador acompanha celebrações do Dia de Santos Reis na Praça Senador José Bento em Pouso Alegre, MG

No último sábado (6), foi comemorado o Dia de Santos Reis. A data relembra a viagem dos Reis Magos, Baltasar, Gaspar e Melchior, ao local de nascimento do menino Jesus.

Em Pouso Alegre, a celebração foi realizada em frente ao presépio montado na Praça Senador José Bento, no centro da cidade. Centenas de pessoas acompanharam as apresentações das companhias de Folia de Reis da cidade e região.

O vereador Odair Quincote (Patriota), autor da Lei Municipal 6.335 de 2020, que instituiu o Dia da Folia de Reis no Calendário Oficial do Município, também participou das comemorações.

“Eu acho muito importante incentivar essa tradição religiosa e cultural em nossa cidade, que vêm desde a época dos nossos avós. Para este ano, tenho um projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para que possamos levar as apresentações das companhias de Folia de Reis também para as escolas da cidade”, destacou o vereador.

A Companhia Santo Afonso que pertence ao bairro dos Afonsos, zona rural de Pouso Alegre, participou das celebrações.

O José Raimundo, embaixador do grupo, ressaltou que as apresentações de Folia de Reis precisam ser mantidas e o costume ser passado para as futuras gerações.

O garoto Pedro, de apenas oito anos de idade, que representa a figura do “bastião” na Companhia Santo Afonso, disse que, por ele, a tradição das Folias de Reis vai durar por muito tempo.

A superintendente de Cultura, Regina Franco, salientou que “Pouso Alegre cresceu demais, é uma cidade em evolução, mas nós não podemos perder a nossa essência mineira, cultural, que é muito forte. Então esse momento da apresentação das Folias de Reis é muito emocionante”.

Por Ascom CMPA