Deputada Leticia Aguiar visita o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Realizando visitas para colocar seu mandato à disposição de todos, a deputada estadual Leticia Aguiar (PSL/SP) esteve nesta segunda-feira (13), no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos. Na oportunidade, acompanhada de seu chefe de gabinete Anderson Senna, foi recebida pelo diretor do INPE, Ricardo Galvão e por sua chefe de gabinete, Maria Virginia Alves.

Integrante da Comissão de Ciência Tecnologia, Inovação e Informação da Assembleia Legislativa, a deputada prontificou-se a ser uma interlocutora com o governo do estado e também com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em função de sua proximidade com o governo federal. Em contrapartida, a direção do instituto quer contribuir com ideias e propostas de projetos de lei que sejam relevantes para o estado, tanto nas pesquisas espaciais ou de meteorologia, quanto em ciência, tecnologia e inovação.

A deputada pôde apresentar ao diretor sua proposta para que transformem oficialmente – São José dos Campos, na Capital da Indústria Aeroespacial e Capital do Avião, pelo seu projeto na ALESP e em parceria com o Deputado Federal Júnior Bozzela, na Câmara Federal. A deputada destacou a importância da iniciativa: “É mais do que uma simples nomenclatura, o objetivo é fomentar o desenvolvimento tecnológico e impulsionar o setor”. O diretor Ricardo Galvão mostrou-se favorável ao projeto e ficou muito feliz e satisfeito com a possibilidade de aprovação da proposta.

Durante a conversa, a deputada tomou conhecimento das demandas do INPE, em especial da necessidade de substituição do supercomputador “Tupã”, adquirido em 2010 e que fica na cidade de Cachoeira Paulista: “O ministro Marcos Pontes já declarou que é prioridade trocar o Tupã por um novo equipamento, entretanto, o investimento seria de 128 milhões e ainda há necessidade de mais verbas para a infraestrutura. Por isso, não medirei esforços para colaborar tanto na esfera estadual quanto na federal”, declarou.

Por fim, Ricardo Galvão, agradeceu a visita e elogiou os esforços do ministro Marcos Pontes, que depois de visitar o INPE em abril, conseguiu impedir o contingenciamento de verbas, e reverter R$ 300 milhões em recursos, não só para o instituto, mas que serão utilizados em todas as unidades de pesquisa vinculadas ao MCTIC.

Para a deputada Leticia Aguiar, é possível colaborar com o ministério atuando para divulgar a importância do desenvolvimento da ciência e da tecnologia na vida das pessoas: “Vamos mostrar como as pesquisas espaciais, a previsão do tempo ou de desastres naturais, atrelados à tecnologia, são importantes no dia a dia e podem salvar vidas. E com isso, vamos trabalhar juntos para recuperar o orçamento”, finalizou.– 

WhatsApp Image 2019-05-13 at 12.50.01 (1).jpeg

Deputada e Diretor do INPE, Ricardo Galvão

WhatsApp Image 2019-05-13 at 12.50.01 (2).jpeg
WhatsApp Image 2019-05-13 at 12.50.01 (3).jpeg
WhatsApp Image 2019-05-13 at 12.50.01.jpeg

Maria Virgínia Alves, chefe de gabinete do INPE, deputada estadual Leticia Aguiar (PSL/SP) e Anderson Senna, chefe de gabinete da deputada.

Por Ana Kalyne –Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.