Clínica de Hemodiálise começa a funcionar nesta segunda (03) em Barra Mansa, RJ

A partir desta segunda-feira, (3), os pacientes renais de Barra Mansa vão ganhar atendimento perto de casa.  A medida será possível devido ao funcionamento da Clínica de Hemodiálise, instalada na Santa Casa.

Nesta primeira fase, a unidade terá capacidade para atender a aproximadamente 84 pacientes fixos por mês. A previsão é de que no prazo de seis meses, o espaço esteja totalmente estruturado e seja ampliada a oferta de vaga para os procedimentos em 50%.

A Clínica de Hemodiálise, segundo o prefeito Rodrigo Drable, resolve um grave problema enfrentado há décadas pela Saúde: a falta de vaga para tratamento no município em clínica conveniada e o transporte de pacientes renais para outras cidades.

– O tratamento em si, sacrifica bastante os pacientes renais. Aqueles que são transportados para outras cidades ficam ainda mais debilitados em função do procedimento de filtragem do sangue pela máquina e as horas enfrentadas na estrada. Esperamos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, que poderão se tratar na cidade onde moram. Também é importante lembrar que pelo fato de a Clínica estar instalada dentro de um hospital, vai assegurar atendimento médico as pessoas que passarem mal durante a hemodiálise – avaliou o prefeito.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, explicou que a Clínica funcionará em três turnos e além de ofertar tratamento de excelência, permitirá a geração de 30 empregos diretos. Ele lembrou as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos pelo município por conta de dívidas acumuladas com o CDR (Centro de Doenças Renais).

– O prefeito Rodrigo Drable honrou todos esses compromissos e sensível a situação dos pacientes, determinou que as obras fossem agilizadas e o tratamento ofertado, da forma mais humanizada possível. Vale destacar que a unidade segue os mais rigorosos padrões de qualidade no que se refere aos equipamentos e protocolo de atendimento – disse.

Atualmente Barra Mansa tem 62 pacientes renais em tratamento. Com as vagas ofertadas pela Clínica de Hemodiálise será possível atender 100% deste total e ainda oferecer vagas para doentes renais de outros municípios.

Inauguração oficial 

A solenidade de inauguração da Clínica de Hemodiálise deve ocorrer na próxima semana. Enquanto a data não é agendada, a unidade já estará operando com atendimento conforme os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

Foto: Divulgação