Sul Fluminense

Mingau tem alta após 4 meses de internação em hospital de SP; baixista da banda Ultraje a Rigor foi baleado na cabeça em Paraty

Músico de 56 anos, estava internado em São Paulo desde 3 de setembro. Ele saiu do hospital respirando espontaneamente, com boa evolução do quadro neurológico e fará reabilitação motora e funcional.

Foto: Ottobock Brasil/Reprodução

Após quatro meses de internação, Rinaldo Oliveira Amaral, o “Mingau”, baixista da banda Ultraje a Rigor baleado na cabeça em Paraty (RJ), recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira (8), em São Paulo. Ele fará reabilitação motora e funcional.

O músico se recuperava dos ferimentos graves na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz – Unidade Itaim. O paciente deixou a unidade sem sedação, respirando espontaneamente e com boa evolução do quadro neurológico, segundo o boletim médico.

“Durante o período de internação na unidade, onde deu entrada no dia 3/9/2023, o paciente recebeu toda a assistência multiprofissional necessária e passou por três procedimentos cirúrgicos. Após tratamento de um quadro infeccioso nos últimos dias, a equipe médica avaliou que havia condições de alta com maior segurança.”

Ele seguirá o tratamento em uma clínica escolhida pela família. Em nota, os parentes agradeceram o apoio e carinho recebidos. “Ele agora entra em uma nova etapa de reabilitação. Conforme os resultados aparecerem, colocamos amigos e fãs a par”.

Em dezembro, os pequenos movimentos com as mãos, expressões e até a tentativa de levantar do leito foram comemorados pela família. A filha do músico Isabella Aglio gravou seu pai dando beijos nela.

“Não acredito”. Pede outro beijo, e ele dá. “Eu te amo, eu te amo. Vou chorar”, e começa a chorar, e se explica: “Estou chorando de felicidade”.

A influencer e filha do músico Isabella Aglio registrou também quando o pai mexeu um dos dedos sob o estímulo da família e fez um sinal de “positivo”. Foi a primeira vez que ela compartilhou uma imagem do rosto do pai após o crime.

Segundo a filha, amigos próximos fizeram uma corrente de solidariedade para ajudar nas despesas com a recuperação. Para isso, foi criada uma “vaquinha”, que pode ser encontrada nas redes sociais pela hashtag #juntospelomingau.

Mingau passou por uma cirurgia emergencial, feita logo depois do atentado. A segunda, para diminuir a pressão no crânio, e também uma traqueostomia (abertura frontal da traqueia com inserção de cânula), em 11 de setembro. Desde 9 de setembro, a equipe do setor de terapia intensiva tinha reduzido gradativamente as drogas sedativas.

A próxima cirurgia será para fixar uma prótese na área do crânio atingida pelo projétil.

Relembre o caso

Mingau se recupera em SP — Foto: Arquivo pessoal

No final da noite de 2 de setembro de 2023, Mingau estava com um amigo em um carro perto da Praça do Ovo, quando foi alvo de disparos efetuados por criminosos armados.

Em depoimento à Polícia Civil, o amigo, que estava no veículo, disse que ele e Mingau haviam sacado dinheiro no banco e estavam indo fazer um lanche quando sofreram o ataque. O músico tem uma pousada na região.

O carona contou que se abaixou para se proteger dos tiros, mas percebeu que Mingau caiu após os primeiros disparos e perdeu o controle da direção, antes de bater no portão de uma casa.

O delegado, na ocasião, afirmou que a área onde o baixista foi baleado é dominada pelo tráfico de drogas.

“Ao ver esse carro entrando, uma picape escura, eles podem ter confundido e efetuado o disparo que acabou atingindo esse integrante da banda Ultraje a Rigor”, explicou Marcello.

Dos cinco suspeitos de envolvimento na tentativa de homicídio, a polícia prendeu quatro. O último preso foi um rapaz de 29 anos detido em uma na Zona Rural de Taubaté, no interior de São Paulo.

Por Carlos Henrique Dias, g1