“A Praça é Sua” chega a Guaratinguetá, SP

O Ministério da Cidadania e o Instituto CCR apresentam o projeto “A Praça é Sua”. Com o apoio da CCR NovaDutra, realização da Cristiana Gimenes Produções, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Projeto vai proporcionar um dia de atividades culturais gratuitas no próximo domingo, 18 de agosto, no Parque Ecológico Anthero dos Santos, em Guaratinguetá. 

O projeto itinerante já visitou três cidades, no Alto Tietê e no Vale do Paraíba, e reuniu cerca de mil pessoas em suas intervenções de teatro, show com palhaços e musicais. 

Na programação, os espetáculos “Leia Sua Sorte!” e “Pode Chegar, Freguesia!”, propiciam um momento de interação entre o público presente e os artistas da Cia em Cena Ser, que transformam citações literárias em bons presságios e levam poesia, para alegrar as crianças e adultos presentes. 

O grupo folclórico Baú de Folias, de São Bento do Sapucaí, apresentará o espetáculo “Foliar: Heranças de lá pro povo de cá”, que mostrará um Brasil desconhecido para muitos brasileiros, através da cultura tradicional, com as várias manifestações populares, histórias, lendas e danças espalhadas nos vários rincões do país. O grupo trará personagens lúdicos em forma de “bonecos”, além das canções e danças, tais como a Burrinha, o Boi e a Nega Maluca. 

Na sequência, o público terá acesso a arte da dança, com o “Tramaterra”. Espetáculo de rua com produção da Espaço E. Cia. de Dança de Lorena, formada por alunos, ex-alunos, professores e bailarinos da região do Vale do Paraíba. Sob a direção de Layla Mulinari, Tramaterra apresentará através da dança contemporânea, as particularidades de cada membro envolvido, com reflexões sobre o corpo no universo contemporâneo e seu diálogo com o meio. 

O destaque da programação é a Oficina gratuita de Confecção de Caleidoscópio com projeção, que será oferecida ao público pela Cia em Cena Ser. A partir da produção de caleidoscópios, com orientação de educadores, as pessoas poderão posicionar suas criações em frente a uma câmera. Este equipamento, acoplado a um projetor, possibilitará que as pessoas projetem suas imagens em muros e paredes, compartilhando sua obra com todos. A oficina promove a interação entre adultos e crianças, que se juntam na confecção dos instrumentos. Um caleidoscópio ou calidoscópio é um aparelho óptico formado por um tubo de papelão e pequenos fragmentos coloridos, que, através do reflexo da luz exterior em espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual. A confecção deste aparelho simples, mas capaz de gerar figuras complexas é atração de encerramento do evento. 

Programação

– 15h – “Leia Sua Sorte!” e “Pode Chegar, Freguesia!” 

– 16h – Baú de Folias 

– 17h – E. Cia. De Dança de Lorena 

– 18h – Oficina de confecção de Caleidoscópio com projeção 

Sobre o Instituto CCR: Completando 5 anos em 2019, o Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de estruturar a gestão de projetos de Responsabilidade Social apoiados há mais de 15 anos pelo Grupo CCR. Por meio do Instituto CCR são viabilizados projetos com recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo, com foco prioritário em quatro áreas: Cultura e Esporte; Educação e Cidadania; Meio Ambiente e Segurança Viária; Saúde e Qualidade de Vida. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, o Grupo CCR se orgulha de ter levado cerca de 600 projetos para mais de 150 cidades no Brasil e no exterior, que, desde 2003, já beneficiaram 10,7 milhões de pessoas com investimentos de R$ 291 milhões em projetos estruturados. Saiba mais em www.institutoccr.com.br. 

Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 23 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR. 

Informações para a Imprensa: Vivian Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.