Porto Real, RJ está entre os municípios com melhores índices na Atenção em Saúde

Conforme os resultados apresentados pela secretaria de estado de Saúde, através da avaliação do 1º quadrimestre de 2019, Porto Real encontra-se entre os 24 municípios que atingiram as metas estabelecidas pelo Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária à Saúde (Prefaps). Das nove metas estabelecidas, o município cumpriu sete.


Foto: Divulgação – Secom PMPR

Entre os indicadores estão: exames preventivos; consultas de enfermagem; consultas médicas; pré-natal; entre outros.

– A divulgação de bons indicadores da saúde serve de estímulo para continuar melhorando sempre. Tenho certeza que ainda vamos evoluir muito, tanto na atenção primária, quanto nos demais serviços de saúde – analisou o prefeito Ailton Marques.

O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, fez uma análise das melhorias conquistadas através do cumprimento das metas.

– Com o cumprimento das metas, o município recebe o financiamento necessário para a promoção das melhorias das ações e dos serviços de saúde. Vale ressaltar que esse financiamento dá suporte ao PlanificaSUS, destinado à Atenção Primária e à Atenção Especializada, que contempla as Unidades de Saúde da Família com diversos benefícios, entre eles ações como a educação permanente. O PlanificaSUS busca fortalecer a Atenção Primária à Saúde, assessorando os municípios e suas equipes. Desse modo é possível definir fontes de financiamento adequadas, relacionadas às ações desempenhadas pela Atenção Primária – completou Luiz Fernando.

O secretário ainda comparou os dados com mesmo período do ano passado demostrando o aumento na oferta de exames preventivos para mulheres.

– Em comparação ao mesmo período do ano passado tivemos, por exemplo, um aumento de 10% na oferta de exames de preventivos para mulheres de 25 a 64 anos. Em relação às consultas médicas o percentual de atendimento foi mantido, mesmo com um número reduzido de profissionais, uma vez que estamos chamando os candidatos aprovados no último concurso gradativamente – disse Luiz Fernando que ainda destacou a quantidade de profissionais convocados.

– Estamos empenhados em ampliar o atendimento, não só através da descentralização das ações em saúde e no cumprimento das metas estabelecidas, mas também através da convocação dos candidatos aprovados no concurso. Até a última convocação, realizada neste mês de agosto, já chamamos mais de 100 candidatos, entre eles um médico neurocirurgião, o qual nunca tivemos em Porto Real, e diversas especialidades médicas e de enfermagem – contou o secretário.

Concurso

As Unidades de Saúde da Família do Jardim das Acácias; Freitas Soares e Centro já contam com novos médicos aprovados no último concurso público. Profissionais de enfermagem também aprovados nesse mesmo concurso, já estão atuando no Centro e no Freitas Soares. Conforme informações da secretaria municipal de Saúde, as convocações estão acontecendo gradativamente.

Fonte: Secom PMPR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.