Notícias

Atividades do Janeiro Roxo conscientizam sobre hanseníase em São José dos Campos, SP

Neste mês, o Arco da Inovação estará iluminado na cor que simboliza a campanha

Neste mês, o Arco da Inovação estará iluminado na cor que simboliza a campanha – Foto: Adenir Britto/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos está realizando neste mês a campanha Janeiro Roxo, que tem como objetivo combater o preconceito e conscientizar a população a respeito dos sintomas da hanseníase.

A campanha tem sido divulgada nas 45 UBSs Resolve, presentes em todas as regiões da cidade, com abordagens individuais ou em grupos nas salas de espera, com os profissionais de saúde prestando informações sobre a enfermidade – sinais, sintomas, transmissão e tratamento.

O objetivo é tirar o estigma da doença e aumentar o diagnóstico precoce dos casos, prevenindo possíveis sequelas e ajudando no processo de cura. Até o final do mês, o Arco da Inovação estará iluminado de roxo, que é a cor escolhida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para simbolizar a campanha.

O último domingo de janeiro, que neste ano cai no dia 26, foi instituído como Dia Mundial contra a Hanseníase. Já no dia 31, será comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.

Doença

Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase é transmitida por via respiratória. O trabalho realizado pela Prefeitura tem como objetivo informar sobre sintomas, transmissão e tratamento, conscientizando os munícipes para que busquem atendimento médico precocemente diante da suspeita.

Em São José dos Campos, foram diagnosticados 7 casos em 2023, o mesmo número do ano anterior. Atualmente, 12 pessoas estão passando por tratamento, que é totalmente gratuito.

Mais informações sobre causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

Sintomas

– Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade ao calor e frio, ao tato e à dor

– Locais com diminuição dos pelos e do suor

– Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas

– Diminuição da sensibilidade ou força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos

– Úlceras (feridas) de pernas e pés

– Nódulos (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos

Por Cláudio Souza | Assessoria de Imprensa PMSJC