Governo de Minas firma acordo inédito para promover o Destino Mantiqueira

Declaração de interesse foi assinada pelo Ministério do Turismo, Secult e secretarias de Turismo do Rio de Janeiro e São Paulo

Os atrativos turísticos e culturais da  Serra  da Mantiqueira serão fortalecidos com o lançamento do projeto “Destino Mantiqueira”.

Com o emblema “O ano todo, a  serra  inteira”, a iniciativa busca valorizar os produtos e roteiros regionais, fomentando parcerias e valorizando o turismo de experiência nos municípios envolvidos.

A cerimônia ocorreu durante a Semana Nacional do Turismo, em andamento na capital mineira até esta sexta-feira (6/12). São parceiros no projeto, além da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), as Secretarias de Turismo de São Paulo e Rio de Janeiro, o Ministério do Turismo e nove Instâncias de Governança Regionais: Circuito das Águas, Circuito das Águas Paulista, Circuito Caminhos da Mantiqueira, Circuito Serras de Ibitipoca, Circuito Serras Verdes, Circuito Terras Altas da Mantiqueira, Circuito Trilhas dos Inconfidentes, Mantiqueira Paulista e Região das Agulhas Negras.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, o projeto dá à região a oportunidade de mostrar todas as suas potencialidades.

“O Destino Mantiqueira impacta três estados e cerca de 100 municípios. Esta é uma grande ferramenta de ativação econômica para Minas Gerais. Poderemos estimular a geração de emprego e renda via turismo de experiências, fortalecendo os circuitos do azeite, o balonismo, os roteiros de café, os nove roteiros estaduais que estão envolvidos nos Circuitos da Mantiqueira”, celebra.

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, pontua que o Governo de Minas Gerais vê o turismo como fundamental para a transformação da economia do Estado e que deve ser incentivado, mesmo em um cenário de agenda de equilíbrio fiscal necessária.

Com a novidade, o Ministério da Saúde espera contribuir para que o destino se transforme em um dos mais importantes do Brasil.

Também participaram da solenidade de anúncio da parceria os secretários de Turismo do Rio de Janeiro, Otavio Leite, e de São Paulo, Marcelo Costa, a secretária de Turismo de São Lourenço (MG), Joana Maria Coelho, e a presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), Eliane Parreiras.

Diversidade

Preparada para receber um alto número de visitantes, a Mantiqueira, com uma extensão de cerca de 500 km, integra mais de 100 cidades em três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A região reúne grande diversidade de atrativos turísticos, com passeios vão de Maria Fumaça a viagens de balão, passando por spas relaxantes e rotas de cicloturismo, além de municípios produtores de cafés especiais, azeites e queijos premiados mundialmente. No destino, o viajante encontra roteiros gastronômicos, rurais, religiosos, culturais e de ecoaventura.

Fonte:AG. Minas/ Foto: Renato Cobucci

Um comentário em “Governo de Minas firma acordo inédito para promover o Destino Mantiqueira

  • 1 de janeiro de 2020 em 22:35
    Permalink

    Great goods from you, man. I’ve keep in mind your stuff previous to and you’re simply too magnificent. I really like what you’ve acquired right here, certainly like what you are stating and the way by which you say it. You are making it enjoyable and you continue to take care of to stay it smart. I can’t wait to learn far more from you. That is actually a terrific web site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.