Destaque PequenoLITORAL

Prefeitura de São Sebastião abre inscrições para projeto de auxílio ao emagrecimento de usuários das USFs centrais

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Saúde e de Esportes, está com inscrições abertas para o projeto ‘Vida Leve’, que tem como objetivo auxiliar no emagrecimento de pessoas obesas por meio da mudança de hábitos, em especial, reeducação alimentar e exercícios, proporcionando saúde física e mental aos participantes.

Para se inscrever, usuários das Unidades de Saúde da Família (USFs) da região central – Varadouro, Olaria, Itatinga I, Itatinga II, Centro, Pontal da Cruz, São Francisco e Morro do Abrigo – devem comparecer à recepção das unidades até o dia 15 de fevereiro.

É necessário ter entre 18 e 60 anos e apresentar Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30, o que caracteriza a obesidade. O candidato ao projeto será avaliado e encaminhado pela equipe de saúde de sua unidade. São ofertadas 30 vagas.

Os encontros ocorrerão às sextas-feiras, das 7h30 às 10h, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz. A previsão é de que a nova turma do projeto inicie no dia 23 de fevereiro.
Vida Leve

O Projeto ‘Vida Leve’ é uma iniciativa da equipe de Saúde da Família do Pontal da Cruz, promovido desde 2022 em parceria com as Secretarias de Saúde (SESAU) e de Esportes (SEESP).

Os encontros são conduzidos por uma equipe multidisciplinar envolvendo profissionais da SESAU e SEESP, entre eles médico, educador físico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde. O projeto conta, também, com o apoio voluntário da fisioterapeuta e acupunturista Virginia de Freitas Vieira.

Além de auxiliar no emagrecimento, o projeto visa, também, combater doenças associadas à obesidade, como hipertensão, diabetes, dislipidemia, fibromialgia e doenças osteomusculares, além de trabalhar a mobilidade e a autonomia dos pacientes.

Mais informações podem ser obtidas na recepção das USFs contempladas.