DestaqueLITORAL

Construção das 12 estações elevatórias de esgoto na região sul de Ilhabela entra na fase final

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, anunciou o início da construção da 11ª Estação Elevatória de esgoto na região sul na última terça-feira (16).

Ao todo, serão 12 Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) distribuídas entre os bairros do Ilhote, Portinho, Feiticeira e Julião, que serão interligadas à rede coletora de esgoto existente e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Feiticeira, em execução, com o objetivo de completar o ciclo de obras necessárias para colocar em operação o Sistema de Esgotamento Sanitário – SES Feiticeira.

As novas Estações Elevatórias possuem a tecnologia de bombeamento em linha, denominado DIP (Direct In-line Pump), do tipo poço seco, que, diferentemente do tradicional poço úmido, o esgoto não fica exposto à atmosfera e evita a emissão de odores, gases e acúmulo de resíduos.

Investimentos

Desde o ano passado, quando o Prefeito Toninho Colucci assumiu a gestão, intervenções já podem ser vistas de Norte a Sul do município. Por meio de uma parceria entre Prefeitura de Ilhabela e a concessionária Sabesp, a cidade dará um salto em busca da universalização do saneamento básico da cidade.

São mais de R$ 42 milhões em investimentos de obras já em andamento que devem gerar um efeito positivo para as próximas temporadas. Mais de 200 empregos diretos estão sendo gerados na cidade.

O Prefeito Toninho Colucci já colocou em operação as cinco estações elevatórias de esgoto, permitindo a ligação de mais 1,5 mil imóveis à rede coletora de esgoto. Outra importante intervenção é a obra da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE I) no bairro da Feiticeira, na Região Sul. Serão 15 km de rede coletora de esgoto, que beneficiará cerca de 4 mil moradores residentes nos bairros Piúva, Ilhote, Portinho, Feiticeira e Julião. A previsão é de que o empreendimento esteja pronto em 15 meses e vai tratar de 7 a 9% a mais do esgoto da cidade.

“Além da saúde pública, investir em saneamento vai melhorar as condições de balneabilidade de nossas praias e isso é muito importante, pois somos uma cidade turística. Pouco se investiu na gestão passada e estamos correndo contra o tempo para entregar esses benefícios para a população”, finaliza Colucci.