Destaque PequenoSul Fluminense

Prefeitura de Itatiaia prossegue com a revitalização de praças e quadras esportivas

A Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está revitalizando praças e quadras esportivas, em diversas localidades do município. Um destes espaços é a Praça Finlândia, em Penedo, onde os trabalhos estão em sua reta final e já mudaram bastante o aspecto do local. De acordo com a pasta, houve a troca do piso e de bancos – de cimento para madeira -, implantação de mais dois pontos de iluminação e de vagas para estacionamento de idosos e pessoas com deficiência.

Segundo o Secretário de Obras, Altamir Barreto, as intervenções realizadas contemplam ainda a instalação de um playground, acessibilidade em toda a Praça e um recuo da calçada. “Com isso será possível que os ônibus possam parar, com segurança, para o desembarque de passageiros no ponto que criamos naquele local. A Praça Finlândia há anos não passava por obras como a que estamos realizando”, informa.

Outro espaço em que a revitalização também está na reta final é a da quadra do bairro África I. Segundo Altamir, o piso recebeu pintura, as arquibancadas passaram por recuperação geral e quatro pontos de iluminação serão implantados, permitindo que os usuários possam praticar atividades também à noite. Toda a parte de serralheria foi revitalizada, assim como os alambrados.

– Além disso aumentamos a altura do muro que faz divisa com um condomínio existente ao lado da quadra. Desta forma atendemos a reivindicação dos moradores sobre os usuários da quadra terem acesso visual às janelas dos apartamentos e quanto a bola cair no interior do condomínio. Falta instalar as cestas de basquetes nas tabelas para concluirmos esse serviço – comenta o Secretário de Obras.

A Prefeitura está realizando intervenções também no Jambeiro II. A Praça do local passou por remodelação, com implantação de piso do tipo intertravado, acessibilidade, caixas de areia e bancos, adequação do playground, implantação de meio-fio. “O espaço está sendo todo remodelado e revitalizado para que a comunidade possa usufruir do local, da melhor forma possível”, ressalta.

O Secretário de Obras lembra que a Praça da Vila Magnólia está em fase de conclusão. O espaço, com aproximadamente 770 m², fica localizado entre as ruas Esmeralda, Bom Jesus Santana e Safira, e conta, dentre outros itens, com o plantio de gramas e árvores ornamentais, mobiliários urbanos, com mesas e bancos, acessibilidade, instalação de luminárias, playground com gangorra, escorrega e balanço e instalação de aparelhos voltados para a prática de exercícios físicos.

– Outro espaço público que será revitalizado é a quadra do bairro Campo Alegre. Com a conclusão das obras que estamos realizando, vamos direcionar uma equipe para o local. Nossa expectativa é iniciar os serviços nesta segunda quinzena de janeiro ou no início de fevereiro – conclui.

Fotos: Sonita Palmer e Divulgação | PMI