Secretaria de Saúde de Passa Quatro realiza capacitação de urgência e emergência

Nesse fim de semana, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, entre enfermeiros, técnicos e condutores, participou de mais uma capacitação em saúde, com treinamento em situações de urgência e emergência no intra e pré-hospitalar.

Durante todo o treinamento, o grupo realizou todos os procedimentos, seguindo as diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde) no que diz respeito à segurança em saúde. Foram abordados os seguintes temas:

OVACE (Obstrução de Vias Aéreas): os alunos realizaram as técnicas de vias aéreas em manequins de todas as faixas etárias, priorizando bebês, que registram maior incidência.

TRAUMA: Instruções gerais no atendimento ao paciente vítimas de acidentes e quedas, seguindo as diretrizes universais (PHTLS). Os aprendizes realizaram a prática em simulações realísticas, em acidentes automobilísticos com manequins vivos.

PCR (parada cardiorrespiratória): os profissionais foram instruídos quanto à avaliação de cena, equipamentos de proteção e reconhecimento de uma PCR. Sobre a Ressuscitação cardiopulmonar, seguindo as diretrizes universais da ASHI e AHA, a prática foi demonstrada em bonecos, nos quais o grupo realizou compressões torácicas, ventilação de resgate e uso do DEA (desfibrilador externo automático).

MANEJO DE VIAS AÉREAS: teve como objetivo ensinar os alunos a usar dispositivos para manter uma via aérea aberta, evitando complicações em situações diversas em urgência e emergência.

Treinamento: Equipe GT Treinamentos