DestaqueSul Fluminense

Futuras instalações do Centro Especializado de Reabilitação de Volta Redonda estão com obras avançadas

A reforma do espaço onde funcionará o Centro Especializado em Reabilitação (CER III) de Volta Redonda, na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi, no bairro Voldac, avançou neste mês com a conclusão de toda a parte de infraestrutura para instalação dos aparelhos de ar-condicionado.

De acordo com a arquiteta Luísa Dias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as equipes da empresa responsável pela obra estão finalizando a aplicação do forro de gesso e a parte elétrica.

A obra já contou com outros serviços concluídos, como instalação do reservatório de água, construção do acesso de vans para desembarque dos pacientes e finalização das instalações hidráulicas.

Quando pronta, a estrutura do novo CER III terá mais de 30 salas de atendimento, divididas em três pavimentos, com projeto arquitetônico acessível – incluindo piso e mapa tátil, rampas, corrimãos e barras de apoio.

No térreo do novo CER III vão ficar os consultórios de oftalmologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria, pediatria, odontologia e oficina de órtese e prótese.

No segundo piso será o atendimento do Follow–Up, com consultórios de pediatria, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, salas de fisioterapia, integração sensorial, terapia intensiva motora e tratamento intensivo cognitivo.

Já o terceiro pavimento será destinado à reabilitação física, intelectual e visual, e contará com consultórios, salas de fisioterapia, integração sensorial, orientação visual de mobilidade, atividade de vida prática (espaço que simula os ambientes de uma residência) e ginásio terapêutico.

O CER III vai funcionar nos moldes do Estádio da Cidadania, unindo a parte esportiva a um complexo de saúde. As obras se mostraram necessárias devido ao aumento no número de usuários encaminhados para atendimento.

Além do cuidado dispensado ao usuário assistido, os familiares também receberão todo o apoio durante o tratamento através de reuniões com informações sobre a evolução e orientação sobre os cuidados intradomiciliares.

Fotos: Cris Oliveira – Secom/PMVR